Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Próxima edição do Diálogos na Contemporaneidade já tem data: 17 a 19 de abril de 2023

Postado as 15/08/2022 14:04:52

Por Lucas George Wendt

O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, evento tradicional na Universidade do Vale do Taquari - Univates, já tem datas para acontecer em 2023: de 17 a 19 de abril. Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas do saber e demais interessados são convidados a refletir sobre o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”. 

O Diálogos é um evento que ocorre a cada dois anos e tem como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento, em especial com as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. 

Esta edição do evento abraça o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”, para dialogar sobre como as subjetividades são afetadas pela estrutura de poder colonial e como resgatar vozes e pensamentos capturados pelas narrativas hegemônicas. 

Divulgação/Univates

O evento tem como objetivos oportunizar espaços de discussão sobre a importância das decolonialidades e de seus impactos na produção científica, cultural, tecnológica e humanística; promover espaços de troca, de manifestações artísticas, de construção coletiva do saber; dialogar com diferentes áreas do conhecimento em torno das vozes, dos territórios e das existências que compõem a diversidade. Em torno dessas interfaces gravitarão os diálogos, as produções acadêmicas, os grupos de trabalho, as manifestações artísticas e outras atividades que farão parte da programação.

Lucas Philippsen



A coordenação geral do evento em 2023 é da professora doutora Kári Lúcia Forneck. “Desde sempre, o Diálogos tem se constituído espaço importantíssimo para o debate acerca das complexidades do mundo contemporâneo”, explica a docente. Ao longo das edições, já foram abordadas temáticas como a tecnociência, os tempos líquidos, o transculturalismo, a transitoriedade do tempo e do espaço, a busca pelo comum, entre outros temas que atravessam a formação de sujeitos críticos e atentos a seu papel na sociedade. “É na riqueza de debates como esses que se concretiza uma formação humanística plena”, complementa ela. 

Uma das integrantes da comissão organizadora desta edição, a professora doutora Fabiane Olegário, diz que “o público terá a oportunidade de dialogar com pesquisadores e estudiosos nacionais e internacionais acerca do tema “Decolonialidade”, bem como acompanhar a programação artística do evento”, comenta ela. 

“A temática da VIII edição do evento emergiu diante da necessidade que temos que dialogar com a comunidade interna e externa questões voltadas à decolonialidade buscando inicialmente compreender os seus efeitos na construção das subjetividades e produzir formas de resistência plurais e heterogêneas capazes de transgredir modelos e padrões regidos por um único modo de existência. Por esses motivos, consideramos que as atividades programadas para o evento, assim como as trocas de saberes no GT contribuirão para alargar criticamente o olhar para este tema”, destaca a docente.

Mais informações sobre o evento, como a data de início das submissões e o lançamento da programação, estão previstas para serem divulgadas entre os meses de setembro e outubro. Acompanhe as novidades sobre o evento clicando aqui: https://www.univates.br/evento/dialogos-na-contemporaneidade

Logo ods