Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Aos 62 anos, estudante da Univates conclui curso de graduação em Gestão de Cooperativas

Postado as 16/08/2022 14:37:08

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Acervo pessoal


“Conhecimento não tem idade. Os verdadeiros sonhos são aqueles que se renovam todos os dias”. Com esse pensamento, Simão Andreazza, atualmente com 62 anos, iniciou sua graduação em Gestão de Cooperativas no polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates em Serafina Corrêa em 2020 e teve sua história contada pela equipe da Univates neste texto. 

Residindo no município de Nova Araçá, região serrana do Rio Grande do Sul, ele é entusiasta do cooperativismo desde a sua infância. Na última segunda-feira, 8, Andreazza realizou a sua formatura em gabinete na Universidade. 

Aos 60 anos, Simão viu na EAD a oportunidade de realizar seu sonho de ingressar no Ensino Superior. Hoje ele tem 62. “Na época em que concluí o Ensino Médio as coisas eram muito diferentes. Ingressar em um curso superior não era para todos, mas a vontade de aprender e construir algo em minha vida sempre esteve presente em mim. Hoje, com o surgimento dos cursos EAD, me senti atraído, mas não encontrava algo com que me identificasse, afinal eu não procuro uma profissão”, explica.

Divulgação/Acervo pessoal

“A minha visão de muitas coisas mudou. Tive muito apoio e incentivo das pessoas que leram a reportagem, com isso me motivei ainda mais para ir até o fim do curso, e recebi vários depoimentos de pessoas que retomaram os estudos, fazendo uma pós-graduação, motivados pela minha atitude”, relata o diplomado. 

“O associativismo sempre esteve presente em mim”, diz, sobre a escolha dessa área para estudar. “Desde a minha infância tenho contato com a área, participando das diretorias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) até me tornar presidente em 2000. Esse contato fez com que eu me aproximasse do cooperativismo, quando me tornei conselheiro da Cooperativa”, relata. 

Com a formatura, ele espera “melhorar ainda mais a minha atuação no conselho da Cooperativa, no qual já contribuí com diversas ideias a partir dos conhecimentos adquiridos no curso”. Simão também comenta que pretende seguir estudando e realizar um curso de especialização. 

Atualmente Andreazza faz parte da diretoria do STR de Nova Araçá em um cargo na suplência e é conselheiro da cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS/MG. “Minha experiência com a Univates foi positiva. Senti o apoio dado aos estudantes, e também percebi que a visão dos professores e da Instituição não é só de transferir conhecimentos, mas de ter uma preocupação com o desenvolvimento das pessoas para transformarmos nossa sociedade e, assim, contribuir para um mundo melhor”.

Sobre esse momento em que conclui a graduação, Andreazza se mostra otimista. “Os verdadeiros sonhos são os que se renovam todos os dias e este é um sonho que se tornou realidade. Um momento de realização pessoal. Na vida é possível sonhar e realizar, quando colocamos coragem nas nossas atitudes e acreditamos nas nossas capacidades”. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods