Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Estudo realizado por pesquisadores da Univates analisa a sustentabilidade em três municípios do Mato Grosso

Postado as 18/08/2022 13:45:07

Por Lucas George Wendt

A avaliação da sustentabilidade em escala municipal está se tornando essencial para a gestão pública, pois tem o potencial de orientar a implementação de ações de desenvolvimento local. 

Nesse contexto, pesquisadores associados ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates recentemente publicaram um estudo que objetiva avaliar a sustentabilidade dos municípios de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta, no Mato Grosso. Os dados levantados estão à disposição das administrações municipais para trabalhos futuros. 

A pesquisa deriva da tese de doutorado desenvolvida no PPGAD por Mariana Emídio Oliveira Ribeiro, orientada pelo professor Eduardo Périco e coorientada pelo professor Alexandre André Feil. 

Mariana detalha que a pesquisa apresenta o desempenho de cada município pesquisado em relação à sustentabilidade, assim como as características dos indicadores de sustentabilidade, que consistem na capacidade de cada município propor ações de melhorias nas mais diversas áreas e diminuir a degradação do homem nos âmbitos rural e urbano. 

Divulgação/Acervo pessoal

Foi definido um conjunto de 26 indicadores de sustentabilidade, abrangendo as dimensões social (10), econômica (5), ambiental (6) e territorial (5), que, posteriormente, foram analisados. Concluiu-se que o nível de sustentabilidade dos municípios de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta é semelhante. Os resultados são 0,54, 0,54 e 0,50, respectivamente.

“A proposta da pesquisa é contribuir nos aspectos ambientais, econômicos e sociais para a região e os municípios pesquisados, melhorando a sustentabilidade e propondo ações de melhorias nos itens em que os indicadores não são considerados satisfatórios. Os resultados estão à disposição de cada município para contribuir para as discussões sobre a sustentabilidade municipal e os 26 indicadores de sustentabilidade resultantes da pesquisa”, revela Mariana. 

A pesquisadora argumenta que os temas com os quais tratou são importantes “porque a definição de um conjunto de indicadores mais adequados para avaliação da sustentabilidade em municípios é considerada desafiadora e complexa em razão das variáveis e das características existentes em âmbito municipal”. 

“Esse tema se trata do futuro, em relação às pessoas, ao meio ambiente, fatores sociais, econômicos e culturais, afinal, todos esses assuntos, além de importantes, são de extrema necessidade ao ser humano e ao atendimento de suas necessidades”, complementa Mariana.

Um município sustentável relaciona-se a um ambiente projetado para colaborar com a melhoria da qualidade e proteção ambiental e da equidade e bem-estar social em longo prazo, que pode ser operacionalizado pela adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável para a promoção do avanço e a inovação do ambiente construído.

Reprodução/Google Maps

Localizaçãço de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta

Entendendo os resultados

O estudo concluiu que o nível de sustentabilidade dos municípios de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta é semelhante. No entanto, os resultados da pesquisa contribuem com discussões sobre a elaboração de um conjunto de indicadores, subíndice e índice de sustentabilidade, apresentando suas críticas e limitações e, além disso, os cuidados na utilização dessa ferramenta na mensuração do nível de sustentabilidade de municípios.

 

Esse estudo contribui para a literatura da área com provocações sobre a consistência das ferramentas de avaliação da sustentabilidade de municípios que são considerados complexos em razão de suas particularidades políticas, econômicas, culturais, sociais e demográficas. Também contribui com 26 indicadores importantes para avaliar a sustentabilidade de qualquer município ou região, podendo realizar adaptações ou até mesmo utilizá-lo na íntegra.

A definição de um conjunto de 26 indicadores, distribuídos nas dimensões social (10), econômica (5), ambiental (6) e territorial (5), também foi identificada como sendo a mais adequada para avaliação da sustentabilidade, considerando os três municípios da região norte do Estado do Mato Grosso. As dimensões social e ambiental promovem o maior número de indicadores, o que fortalece a percepção de que essas dimensões necessitam de mais atenção dos gestores municipais. 

Logo ods