Diplomada do curso de Odontologia da Univates destaca importância das experiências além da sala de aula ao longo da graduação

Postado as 19/08/2022 08:12:43

Por Natalia Nissen

As experiências vividas ao longo da graduação podem determinar os caminhos a serem seguidos após a formatura. Luísa Quevedo Grave, 23, que é professora voluntária de inglês no VestVates, concluiu em janeiro deste ano o curso de graduação em Odontologia na Universidade do Vale do Taquari - Univates e, recentemente, foi aprovada para o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A diplomada conta que durante o curso na Univates participou de muitas atividades de extensão, ensino e pesquisa, que a aproximaram de escolhas voltadas inclusive à carreira acadêmica. Luísa foi bolsista do projeto de pesquisa “Ciências Exatas - Da Escola Básica ao Ensino Superior”, coordenado pela professora Ieda Maria Giongo, foi estagiária do laboratório de pré-clínica do curso de Odontologia, monitora da disciplina Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) e voluntária no projeto desenvolvido na disciplina Fisioterapia Neurológica II, do curso de Fisioterapia, ministrando oficinas de saúde bucal para as mães das crianças atendidas.

Segundo Luísa, os professores foram fundamentais durante a jornada acadêmica e a incentivaram a sempre querer ir além. A mãe de Luísa, professora universitária, também é uma grande incentivadora dos estudos.

Acervo Pessoal - Divulgação

Estudar é o caminho. Cresci vendo minha mãe fazendo cursos e mais cursos, buscando constantemente se atualizar, com vistas à melhor formação dos seus alunos. Ela dá ‘um duro danado’ para dar conta de um montão de coisas, por acreditar que é por meio da educação que podemos nos transformar em pessoas melhores e mais conscientes do nosso papel na sociedade. Meus pais sempre me motivaram, e também a minha irmã, a estudar. Hoje, somos reflexo dos exemplos e dos incentivos que tivemos e continuamos tendo
Luísa Quevedo Grave

Aprovação no doutorado

Logo após a formatura na graduação, Luísa participou da seleção para o mestrado do PPGO da UFPel. Aprovada como aluna especial, passou a conciliar as aulas do mestrado com as do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Misericórdia, as atividades voluntárias no VestVates e o trabalho como cirurgiã-dentista.

Em julho, quando foi aberto o edital para o doutorado, um dos professores sugeriu que Luísa participasse do processo seletivo. Ela passou por análise de currículo, defesa de um memorial descritivo e entrevista. “Minha ideia era continuar o mestrado, mas, como surgiu a oportunidade de concorrer a uma das vagas do doutorado, resolvi arriscar. Estudei bastante, e não é que deu certo? Fiquei muito feliz!”, comemora.

A diplomada realiza sua pesquisa de doutorado na área de Clínica Odontológica com Ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Logo ods