Mais de 1,6 mil vagas foram oferecidas no primeiro semestre de 2022 por meio da Plataforma de Carreiras da Univates

Postado as 29/08/2022 19:08:07

Por Pietra Darde

Nicole Morás

Estudantes e egressos da Universidade do Vale do Taquari - Univates que buscam  oportunidades de emprego, desenvolvimento de carreira e traçar seu perfil profissional podem contar com a Plataforma de Carreiras, uma ferramenta 100% gratuita voltada para apoiar a jornada profissional do estudante.

Por meio da plataforma, de janeiro a julho de 2022, foram oferecidas 1.638 vagas de emprego e enviados mais de 10.590 currículos em parceria com empresas da região. A maior quantidade no semestre 2022A foi registrada no mês de março, com  275 vagas oferecidas e 2.161 currículos enviados. As estatísticas são divulgadas no site da Univates.

Divulgação/Acervo pessoal

A estudante de Relações Internacionais Natália Bottoni já conseguiu várias oportunidades de emprego por meio da Plataforma de Carreira da Univates. A última foi em abril, quando foi contratada por uma empresa multinacional do setor de vestuário, calçados e acessórios.

“Eu vi a vaga na plataforma e me interessei por ter relação com o meu curso. Me candidatei, alguns dias depois realizei a entrevista e após veio o resultado positivo”, relembra a estudante.

Natália conta ainda que considera a Plataforma muito acessível e intuitiva pelo fato de indicar as oportunidades relacionadas aos cursos e áreas de interesse do estudante, bem como fornecer informações completas.

“Sempre que vejo alguma vaga interessante, costumo indicar a plataforma para meus colegas que não estão trabalhando no momento. Em um mundo com tantas notícias falsas, muitas vezes de vagas também, é essencial ter um aplicativo confiável para consultar vagas disponíveis na região”, ressalta Natália.

Divulgação/Univates

Conforme uma das pessoas responsáveis pela administração da Plataforma de Carreira, Ana Carolina Braga, o propósito da Plataforma é ensinar e fornecer conhecimentos aos estudantes, para que se tornem profissionais qualificados e competentes.

“É de extrema importância que as instituições de ensino superior deem um foco especial para o desenvolvimento de carreira de seus alunos. O propósito da Plataforma é ensinar e fornecer educação e conhecimentos para que os estudantes da instituição de ensino se tornem profissionais qualificados e competentes”, salienta Ana Carolina.

Além da divulgação de oportunidades de emprego, os usuários ainda podem participar do programa de mentoria, receber uma orientação profissional e ficar por dentro dos eventos, capacitações e workshops oferecidos pela Universidade, além de se conectar com  empresas. Veja abaixo os serviços ofertados por meio da Plataforma de Carreiras.

Diferenciais da Plataforma de Carreira

Criação de um perfil na plataforma: o interessado pode agregar informações como suas experiências profissionais e acadêmicas, habilidades e projetos em seu perfil na plataforma. O perfil é visível para as empresas em que o aluno realizou a candidatura para alguma vaga.

Programa de Mentoria: outro diferencial é o Programa de Mentoria, uma oportunidade em que o aluno tem de estar frente a frente com profissionais da sua área de atuação. A mentoria oferece uma troca de informações na qual o mentor presta suporte ao mentorado, compartilhando suas experiências e repassando seus conhecimentos em determinada área.

Orientação profissional: também há a opção de realizar uma Orientação Profissional, que é um ou mais atendimentos individuais realizados com uma das profissionais de psicologia do setor Universo Univates. Ela tem como objetivo auxiliar o aluno em diversos campos profissionais, podendo ser eles acadêmicos, como dúvidas relacionadas à escolha do curso, ou profissionais, como auxílio na criação de currículo ou preparação para entrevista de emprego.

Trilha de Carreira: também é oferecido por meio da Plataforma de Carreira o recurso de Trilha de Carreiras, que tem como intuito que o aluno ou egresso usufrua dos serviços oferecidos na plataforma. Trilha de Carreira é uma certificação automatizada para desenvolvimento de carreira que inclui: Identificação do Perfil Profissional; Elaboração do Currículo; Busca Assistida por Oportunidades; Preparo para Processos Seletivos; e Mentoria Especializada. Em 2021 o projeto foi realizado por 141 alunos da instituição.

Mais informações sobre a Plataforma de Carreiras podem ser obtidas com a Rede de Carreiras, localizada na sala 307 do Prédio 9. O setor também pode ser contatado pelo e-mail: carreiras@univates.br ou pelo Whatsapp: (51) 3714-7063. O atendimento da Rede de Carreiras é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 22h30min.

Logo ods