Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pietra Darde

Sete candidatos ao Piratini participam de debate na Univates

Postado as 02/09/2022 10:21:46

Por Com informações dos Grupos A Hora e Folha do Mate

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi sede, na última quinta-feira, 1º de setembro, de um debate entre os candidatos ao cargo de governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. O evento foi sediado no Teatro Univates. A transmissão on-line do debate pode ser conferida neste link. 

Para o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, o evento foi importante para os Vales do Taquari e Rio Pardo. “São regiões que são historicamente unidas. Estamos construindo muito nesses dois Vales e elas passam, também, pelos governantes. Como o Estado pode nos auxiliar nas demandas locais?”, perguntou. 

“Como as nossas demandas se conectam com o Estado? Temos muitos projetos que precisam do Estado para seu desenvolvimento”, emendou Lazzari, dizendo que quando o Teatro Univates foi projetado pensava-se que pudesse servir a eventos como o de quinta-feira. “Além do lazer e dos interesses acadêmicos, queríamos que o Teatro fosse espaço para o debate e para a discussão daquilo que é importante para a região”. 

Foram convidados os candidatos filiados a partidos que possuem representação no Congresso Nacional. Sete postulantes aceitaram e participaram do evento: Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). 

O debate teve transmissão ao vivo pela Rádio A Hora 102.9 e pela Rádio Terra FM. Também foi possível acompanhar a transmissão em vídeo pelas redes sociais do Grupo A Hora, do Jornal Nova Geração e da Folha do Mate. 

O debate foi estruturado em cinco blocos e possibilitou espaço igual a todos os presentes. Além de responderem a perguntas sobre temas específicos e questionamentos de entidades representativas das duas regiões, os candidatos também tiveram um enfrentamento direto no terceiro bloco, com temática livre.

Um dos destaques foi a participação de entidades. No quarto bloco, os candidatos responderam a perguntas elaboradas por representantes regionais. Foram convidados associações de municípios, associações de turismo, câmaras de comércio, indústria e serviços e conselhos de desenvolvimento das duas regiões.

No primeiro bloco, os candidatos tiveram dois minutos para responder a uma pergunta elaborada pela organização. A ordem de apresentação foi definida durante sorteio realizado antes do início do debate. A pergunta respondida pelos postulantes ao Piratini foi: Se eleito, que atenção seu governo dará às demandas e desafios das regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo?

Pietra Darde

Eduardo Leite

O candidato Eduardo Leite (PSDB) falou sobre a profunda admiração pela região dos Vales e destacou o potencial empreendedor dos municípios dessas regiões. Mencionou os recursos já investidos em diferentes frentes, a partir das vocações de cada município, durante o tempo à frente do Palácio Piratini e salientou o potencial da região para o cooperativismo e associativismo e a capacidade de inovação. Além disso, reforçou o apoio para a consolidação da vocação turística da região, a partir da força que esse segmento vem recebendo.

Pietra Darde

Roberto Argenta

O candidato Roberto Argenta (PSC) destacou a duplicação da RSC-453 – no trecho entre Venâncio Aires e Lajeado – e da ERS-130 – no trajeto entre Lajeado e Encantado –, tendo em vista o aumento da produção e a necessidade de escoamento dela nos municípios da região dos Vales. De acordo com ele, a região não pode esperar 30 anos, previsão inicial para que essa demanda seja atendida. Por isso, ele acredita que é necessário ser rápido e autêntico em relação a esse tema.

Pietra Darde

Edegar Pretto

O candidato Edegar Pretto (PT) ressaltou o amplo debate em relação às concessões à iniciativa privada, a partir do diálogo com a região dos Vales. Como exemplo, ele citou a praça de pedágio de Cruzeiro do Sul. De acordo com o candidato, não se pode onerar a região durante 30 anos, especialmente quando se percebe a necessidade de escoamento da produção nos Vales do Rio Pardo e Taquari.

Pietra Darde

Vieira da Cunha

O candidato Vieira da Cunha (PDT) salientou que a potencialidade empreendedora da região é motivo de orgulho para todos os gaúchos e garantiu que trabalhará para resolver os gargalos que impedem o crescimento dos Vales, com olhar especial para assuntos relacionados a estradas e infraestrutura. Além disso, afirmou que será parceiro para que os municípios possam continuar impulsionando o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Pietra Darde

Luis Carlos Heinze

O candidato Luis Carlos Heinze (Progressistas) ressaltou o apoio para o setor primário, em especial para os segmentos do leite, suínos, frango e tabaco, que já são áreas defendidas por ele enquanto senador. Nesse sentido, comprometeu-se a continuar auxiliando no fortalecimento da produção na região por meio do trabalho das cooperativas.

Pietra Darde

Ricardo Jobim

O candidato Ricardo Jobim (Novo) falou sobre a importância da união entre os Vales do Taquari e Rio Pardo e também mencionou a concessão da ERS-130. Ainda defendeu a necessidade de investimentos na área da educação.

Pietra Darde

Vicente Bogo

O candidato Vicente Bogo (PSB) salientou a necessidade de definir um projeto para o futuro do Estado e, a partir disso, pensar no planejamento regional e local. Destacou eixos, como o desenvolvimento da indústria de alimentos, que é bastante diversificada na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, com o objetivo de agregar mais valor à produção desses municípios, com o fortalecimento da agroindústria familiar.

Confira mais aqui ou aqui

Logo ods