Divulgação

Professores de escolas da região participam de aula do projeto Vem pra Cá

Postado as 16/09/2022 14:58:32

Por Natalia Nissen

O projeto de extensão Vem pra Cá, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, oportuniza o aprendizado gratuito de língua portuguesa como língua adicional para imigrantes. As aulas são ministradas por bolsistas e voluntários e, na última quinta-feira, 15, contou com a participação de representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) de Estrela e de professores de escolas que têm alunos estrangeiros matriculados no ensino regular.

A coordenadora do projeto, professora Maristela Juchum, explica que a visita foi muito importante porque reconhece o Vem pra Cá como uma referência no ensino da língua adicional e como um agente de transformação social. O aprendizado da língua portuguesa é um desafio para os imigrantes assim como o ensino é para os professores. "Recebemos esses profissionais para que eles conhecessem melhor o nosso projeto e também pudessem ter insights para aproveitarem em suas rotinas nas escolas. Foi uma troca muito interessante", destaca.

Divulgação

Maristela afirma que o projeto é um espaço de acolhimento e de aprendizagem. A troca de ideias é constante e cada aluno compartilha com a turma um pouco da sua cultura, ao mesmo tempo em que compreende os costumes brasileiros. Na quinta-feira, por exemplo, a aula abordou a cultura gaúcha e as tradições da Semana Farroupilha.

"As aulas são muito dinâmicas e relacionadas ao cotidiano e às experiências de vida dos alunos. Aprender fica muito mais fácil quando abordamos algo concreto. Então usamos imagens, músicas e até mesmo a culinária para que eles façam associações", acrescenta Maristela.

Atualmente o projeto conta com a participação de imigrantes haitianos, senegaleses e uma taiwanesa, com idades que variam entre 18 e 40 anos. A professora ressalta que os alunos têm níveis de proficiência diferentes, mas o fato de todos estarem inseridos em uma comunidade falante de português facilita o aprendizado.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto. Outras informações sobre o Vem pra Cá também podem ser obtidas pelo e-mail vempraca@univates.br.

Logo ods