Correio Pneumático agiliza processos no HBB

Postado as 23/09/2022 10:21:20

Por Com informações da AI do Hospital Bruno Born

O Hospital Bruno Born (HBB), em parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, está implantando um sistema interno para transporte de materiais diversos. O Correio Pneumático consiste em uma série de tubulações e estações que interligam setores e transportam cápsulas vedadas a uma velocidade de 7 metros por segundo. No HBB, será utilizado principalmente para o envio de medicamentos e de amostras laboratoriais.

Como funciona

O equipamento está em fase de testes e entrará em funcionamento na próxima semana. Cada cápsula tem uma cor que indica um setor do hospital e pode transportar objetos com peso de até 1 kg. Além das cores, o Correio Pneumático conta com um sistema de identificação por radiofrequência, que é pré-programado e identifica automaticamente o setor de origem e de destino, dispensando o uso de códigos.

A expectativa, com o equipamento, é diminuir a circulação de funcionários pelos corredores, agilizar as entregas de medicamentos e de amostras de sangue, garantir a rastreabilidade e entrega correta e reduzir as contaminações hospitalares.

O Correio será utilizado nos setores de Atendimento 24 horas; Emergência; Posto de Coleta do Laboratório Univates; Internação H5, H6, H7 e H8; UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica; Farmácia Central; Farmácia Central de Preparo de Medicamentos; Centros de Cardiologia, Cirúrgico, Cirúrgico Ambulatorial e Obstétrico; Maternidade; Área Técnica do Laboratório Univates; Quimioterapia; Centro de Reprodução Humana; Internação Premium; e Triagem e recepção/Laboratório Univates.

Logo ods