Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em missão acadêmica, universitários do curso de Direito da Univates passaram última semana em Buenos Aires, na Argentina

Postado as 27/09/2022 12:27:13

Por Lucas George Wendt

Os estudantes do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizaram uma missão acadêmica na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina. Eles partiram no dia 18 de setembro e, no dia seguinte, iniciaram atividades na universidade argentina - formação que se estendeu até o dia 23 de setembro, durante o Programa Intensivo de Primavera realizado pela Faculdade de Direito da UBA. 

Os estudantes realizaram leituras preparatórias para as discussões promovidas pelos docentes da Universidade. Além de participar das aulas, o grupo conheceu o Congresso Nacional da Argentina, o Palácio da Justiça e o Supremo Tribunal de Justiça da Nação. A vivência internacional é realizada desde 2016 com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico entre as duas instituições de ensino. 

A professora Leila Hammes, que acompanhou os acadêmicos, ressaltou que a iniciativa propiciou aos estudantes a oportunidade de refletir sobre temas relacionados ao Direito em outra perspectiva e contexto. “Isso é muito significativo para os estudantes. Para os que ainda não estudaram as temáticas abordadas, possibilita uma reflexão inicial. Ao mesmo tempo, os estudantes que já cursaram componentes curriculares equivalentes têm a oportunidade de aprofundar a compreensão da matéria de estudos”. 



A docente também destacou que foi uma chance de aproximar e criar laços que vão para além deste curso intensivo de primavera, estendendo-se a possibilidades de mobilidade acadêmica, no âmbito da graduação, assim como de mestrados e doutorados. Aos participantes, também possibilitou o intercâmbio de conhecimento e experiências para os docentes de ambas as Instituições.

Uma das estudantes que participou foi a acadêmica do último semestre do curso de Direito da Univates, Ana Laura Koch de Medeiros (24). Para ela, participar da viagem foi uma experiência enriquecedora. “Possibilitou que tivéssemos contato com uma cultura diferente e que aprendêssemos novas visões acerca de temas tradicionalmente tratados no Direito a partir da perspectiva da academia argentina”. A jovem também destaca a possibilidade de vivenciar a rotina de uma das maiores e mais importantes cidades da América do Sul.

Ana Laura descreve que Buenos Aires é uma cidade cosmopolita e, nos momentos de lazer na cidade, essa experiência contrastou com a realidade de Lajeado, de onde ela é. Ela acredita que a viagem terá impacto na sua formação. “Penso que em cursos vinculados às ciências sociais o simples contato com outra cultura, sistema, rotina e dinâmica são capazes de enriquecer a formação. Viver uma semana em outro país tendo aula em uma universidade pública de excelência que, em alguns aspectos se assemelha a nossa e, em outros, se diferencia por completo, já é suficiente para abrir a mente e ampliar os horizontes dos estudantes, o que sempre contribui”, finaliza ela. 

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Confirme o itinerário do grupo

19/09

"Tópicos atuais de Teoria do Direito", com a professora Gabriela Scatglini. 

Visita guiada à Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

Apresentação do Mestrado em Direito e do Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos, pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, pelo professor Emiliano Buis.

 

20/09

“Direito Penal Internacional e crimes contra a humanidade”, com a professora Natalia Luterstein.

Visita guiada ao Congresso da Nação.

 

21/09

“Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Sistema Interamericano”, com o professor Lautaro Furfaro.

“O Impacto do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na República

Argentina”, com o professor Lautaro Furfaro.

 

22/09

“Sistema internacional de regulação das relações trabalhistas e sua aplicação no direito interno”, com o professor Juan Pablo Mugnolo.

 

23/09

"Perspectivas Latino-Americanas sobre Direito Internacional", com o professor Emiliano J. Buis.

Visita guiada ao Palácio da Justiça e ao Supremo Tribunal de Justiça da

Nação.

 

A UBA

A Universidade de Buenos Aires se caracteriza por ser pública e gratuita. Fundada em 12 de agosto de 1821, em Buenos Aires, se configura atualmente como a melhor universidade da Argentina e é considerada uma das instituições de ensino mais prestigiadas da América Latina. A Universidade tem mais de 300 mil estudantes de graduação e pós-graduação. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods