Diplomada da Univates analisa demonstrações contábeis de quatro universidades do Rio Grande do Sul

Postado as 05/10/2022 11:33:32

Por Pietra Darde e Lucas George Wendt/Univates

Tuane Eggers

A análise das demonstrações contábeis tem papel essencial para avaliar a situação patrimonial, financeira e econômica das organizações. Em seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari - Univates, a agora diplomada Aline Francieli Siebeneichler analisou as demonstrações contábeis de quatro universidades do Rio Grande do Sul.

Sob orientação do professor Dr. Alexandre André Feil, o estudo, intitulado “Análise das demonstrações contábeis pelo método tradicional, integrado e estruturado”, foi publicado recentemente na revista Gestão e Desenvolvimento, podendo ser conferido na íntegra clicando aqui.

No contexto das Ciências Contábeis, a análise tradicional é entendida como aquela que exige o envolvimento humano na compreensão das informações contábeis. A análise integrada, é aquela em que são utilizados modelos estatísticos. A análise estruturada, por sua vez, é aquela que se utiliza da técnica de análise por envoltória de dados (DEA , na siglas em Inglês) para avaliar a eficiência produtiva da organização.

A análise das demonstrações contábeis - balanço patrimonial (BP), demonstração de resultados (DRE) e relatório social -, ocorreu por meio da aplicação dos três métodos: tradicional, integrado e estruturado; a partir de diferentes índices, como participação de capital de terceiros (endividamento); composição do endividamento; e imobilização do patrimônio líquido.

Após análises e o cruzamento  dos dados coletados, os resultados da pesquisa apontaram que a utilização das três análises (tradicional, integrada e estruturada) de forma concomitante pode ser denominada de análise conjunta. Esta que, segundo Aline, permite avaliar a situação passada, futura e de eficiência das universidades, o que torna as conclusões mais sólidas e confiáveis. Ou seja, embora cada análise tenha suas peculiaridades e benefícios, quando são utilizadas em conjunto complementam uma à outra, sendo uma importante ferramenta para a análise econômico-financeira das universidades.

Divulgação/Acervo pessoal

Interpretação dos resultados

A análise tradicional compreende uma ferramenta essencial para a apuração e análise da situação econômico-financeira das Universidades. Esta análise tradicional pode proporcionar informações significativas para a efetiva gestão das Universidades na compreensão do passado e presente.

Entretanto, a análise tradicional torna-se insuficiente em relação a sua dependência técnica e experiência do analista, fornece decisões sobre informações passadas (desatualizadas ou pouco confiáveis), suas conclusões são de caráter subjetivo (qualitativo), dificuldades na detecção de tendências futuras com precisão,

A subjetividade da análise tradicional pode ser minimizada com a análise integrada (estatística), ou seja, com a geração de cenários ou projeções futuras dos resultados dos índices com subsídio na precisão do ajuste da projeção. A análise tradicional não pode ser substituída pela análise integrada, mas deve ser utilizada como complementar ou mútua, sendo assim, torna-se possível averiguar a situação passada, presente e futura dos índices.

A análise estruturada realizada com auxílio da DEA não exclui a análise tradicional e integrada, mas também complementa as análises das demonstrações contábeis, pois demonstra as Universidades que estão apresentando eficiência na utilização dos seus recursos e geração de resultados, considerando informações das demonstrações contábeis e índices da análise tradicional.

A utilização de técnicas avançadas de análise das demonstrações, por exemplo, integrada e estruturada, podem contribuir diretamente para o sucesso da gestão, com base nessas métricas contábeis os gestores podem medir o desempenho e eficiência que as Universidades estão obtendo e, nos casos, de situações desfavoráveis ou ineficientes podem tomar medidas e estratégias para melhorar a eficácia.

“O resultado da pesquisa demonstrou que, na análise tradicional, algumas universidades se destacam com melhores índices, e nas análises integrada e estruturada é possível projetar um cenário econômico-financeiro futuro para cada entidade”, relata Aline.

Ela espera que os resultados da pesquisa possam servir de referência, tanto para acadêmicos quanto para as universidades. “Este era um assunto que ainda não havia sido debatido em aula, mas que me trouxe curiosidade para pesquisar sobre. Após estudar sobre o assunto, tive certeza de que estávamos realizando um excelente trabalho sobre o tema, e que poderia  instigar mais alunos a se interessarem pelo assunto, pouco conhecido na atualidade”, finaliza a diplomada.

Logo ods