Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais uma edição do Clube do Conto acontece no dia 18 de outubro

Postado as 05/10/2022 16:18:29

Por Pietra Darde

As próximas edições do Clube do Conto, atividade realizada pela Biblioteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates, já têm data para acontecer. Em outubro, o encontro será no dia 18 e, em novembro, no dia 22. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos.  

Incentivar a leitura de textos literários em ambiente universitário é o objetivo do Clube. A atividade é destinada tanto às pessoas que já têm o hábito de ler quanto àqueles que gostariam de começar a criar esse hábito ou de aprender mais sobre literatura.

Para cada encontro é escolhida uma obra literária para ser trabalhada. No primeiro momento, é feita a leitura em conjunto entre todos os participantes e, após, inicia o bate-papo sobre a obra, de modo informal. Cada participante comenta suas impressões e pontos que chamaram sua atenção na obra.

Elise Bozzetto

O que motivou a designer educacional e professora de redação, Ana Emilia Klein, a participar do Clube é a possibilidade de ampliar seu horizonte de leitura e o contato com o outro. “Há, certamente, o prazer estético de ler um texto que me agrade, assim como sinto prazer em ouvir música. O texto literário, no entanto, tem uma particularidade: embora não tenha finalidade intrínseca, permite a reflexão sobre a matéria literária e o seu fundo, isto é, a sociedade. Um autor ou uma autora escreve num determinado espaço e num determinado tempo. Ler sua obra significa entrar em contato com um ponto de vista, mais ou menos explícito no texto, sobre o que o ou a cerca ou cercou. E o espaço de diálogo do Clube amplia o nosso horizonte de leitura e o contato com o outro, que acontece dentro e fora do texto, colaborando para o que acredito ser possibilidade  por meio da arte: a nossa formação crítica e emancipação para longe da barbárie”, destaca Ana.

Para a jornalista Gigliola Casagrande, que já participou de uma edição do Clube, “é um momento informal e prazeroso, para se discutir um trecho de uma obra literária, seu contexto e as suas impressões sobre ela. A discussão é interessante, pois o olhar do outro sempre tem algo a acrescentar nas nossas próprias interpretações”.

Foi por acaso, em uma publicação nas redes sociais, que Gigliola tomou conhecimento do Clube. Até agora, a jornalista só havia participado de atividades como essa de forma on-line, tendo encontrado no Clube do Conto a oportunidade de participar de modo presencial e na sua cidade. 

Divulgação - Acervo Pessoal

“É uma excelente iniciativa, digna de uma universidade que tem como missão propagar o conhecimento. Capitaneado pela Biblioteca Univates, o Clube do Conto materializa o aspecto de estímulo à leitura e à formação cultural”, revela Gigliola, que também é estudante de Biblioteconomia.

Em outubro, o texto proposto ao grupo é o conto “Nós choramos pelo Cão Tinhoso”, do escritor angolano Ondjaki. A mediação será feita pela bibliotecária Monique Izoton. “Nos dois encontros que já realizamos, o debate foi muito bacana e todos os participantes se sentiram à vontade para compartilhar suas opiniões. Não há certo nem errado, há diferentes modos de ver um texto, e é isto que a leitura proporciona: ampliar horizontes e fazer trocas. Estão todos convidados”, explica a bibliotecária.

O Clube acontece uma vez por mês, às terças-feiras, às 18h, no lounge do 3º andar da Biblioteca, de forma presencial. Mais informações podem ser obtidas com a Biblioteca Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5981, ou no perfil no Instagram @bibliotecaunivates.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods