Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais de 1,8 mil alunos participam da Olimpíada de Matemática da Univates

Postado as 24/10/2022 21:22:40

Por Pietra Darde

Divulgação/Univates

Lápis na mão e muita concentração. Na quarta-feira, 19 de outubro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou a 24ª edição da Olimpíada de Matemática da Univates (OMU). Aproximadamente 1,8 mil alunos, de 57 escolas, participaram da Olimpíada. As provas foram aplicadas nas escolas participantes. 

A OMU objetiva estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a utilização de estratégias matemáticas por meio de uma competição sadia, contribuindo para um aprendizado menos burocrático e mecânico. Além disso, busca incentivar os professores a levar para a sala de aula questões desafiadoras que despertam nos estudantes o interesse em resolver problemas matemáticos utilizando estratégias diferenciadas, e não apenas fórmulas.

Participam da prova estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A prova contou com 10 questões, das quais os estudantes até o 1º ano do Ensino Médio escolhiam oito para resolver. Já os de 2º ano do Ensino Médio escolhiam nove para resolver e os do 3º ano deveriam fazer todas as questões. Nas questões, além da resposta, era necessário apresentar o desenvolvimento da resolução. 

Divulgação/Univates

O evento integra o projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico”. No dia 9 de dezembro haverá a cerimônia de encerramento das Olimpíadas na Univates, que premiará os primeiros três colocados de cada ano de escolaridade, além de entregar certificado de menção honrosa para os estudantes que tiveram o melhor desempenho de cada escola.

Mais informações sobre a 24ª OMU podem ser obtidas pelo e-mail omu@univates.br.  

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Logo ods