Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ana Amélia Ritt

Comunidade é convidada a participar da 4ª Feira Estadual de Ciências e da 11ª Feira de Ciências da Univates

Postado as 26/10/2022 14:41:27

Por Lucas George Wendt

Feliz, Esteio, Venâncio Aires, Araricá, Porto Alegre, Imigrante, Lajeado, Parobé, Portão, Colinas, Pareci Novo, Arroio do Meio, Coqueiro Baixo, Estrela, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Roca Sales, Gravataí, Cruzeiro do Sul, Sapucaia do Sul, Vespasiano Corrêa, Fazenda Vilanova, Novo Hamburgo, Nova Bréscia e São Leopoldo. 

Esses são os municípios cujas escolas participam da na 4ª Feira Estadual de Ciências Univates e na 11ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares. Neste ano também haverá a apresentação de um trabalho da 3ª Mostra Kids da Feira Estadual de Ciências. 

Com grande expectativa, a Universidade do Vale do Taquari - Univates está realizando mais uma edição de dois dos seus mais tradicionais eventos científicos. As atividades, gratuitas e abertas ao público, acontecem nos dias 27 e 28 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates, em Lajeado. Os eventos são direcionados a estudantes e professores de escolas de educação básica e de ensino técnico das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. 

Nathalia Braga

Confira os horários de visitação 

27/10: 14h às 17h / 18h às 19h30min

28/10: 8h30min às 11h30min / 14h às 17h

“Após dois anos sem a realização das feiras na modalidade presencial, nesta edição os eventos bateram recorde em projetos inscritos. Foram 196 projetos inscritos, dos quais 100 foram selecionados para apresentação nos dias das feiras”, explica a coordenadora do evento, professora Jane Herber. 

“Os projetos inscritos passam por duas etapas de avaliação, sendo a primeira delas eliminatória, pois são selecionados, de acordo com os critérios do regulamento, os 100 projetos melhor pontuados”, detalha. “A cada ano que passa percebemos a qualidade dos projetos, que na maioria das vezes são propostas de pesquisa que buscam entender problemas locais da escola ou da comunidade”.

A comissão organizadora, nesta edição, percebeu um grande número de projetos voltados para questões de sustentabilidade e de bem-estar social, assim como projetos inovadores e criativos. Nos dias das feiras acontece a segunda etapa da avaliação, momento em que os estudantes apresentam oralmente seus trabalhos para os avaliadores.

Os projetos selecionados, que serão apresentados durante as feiras, foram divulgados recentemente e podem ser consultados clicando aqui. Os trabalhos são de caráter interdisciplinar e contemplam diversas áreas do conhecimento.

Artur Dullius

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas com a comissão organizadora da Feira de Ciências, pelo e-mail feiradeciencias@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515.

A Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), de Esteio; a Feira de Ciências Nova Bréscia: fomentando a curiosidade e o pensamento científico; a Feira do Conhecimento, de Feliz; e a Estrelas do Conhecimento - A Feira da Inovação, de Estrela, são os eventos afiliados à 4ª Feira Estadual de Ciências Univates e à 11ª Feira de Ciências Univates. A parceria com outras feiras que ocorrem no Estado demonstra a abrangência da Feira de Ciências da Univates. 

A expectativa é que haja participação de escolas da região nos dias de visitação. Já estão confirmadas visitas de cerca de 20 escolas. Além de mobilizar os estudantes das escolas, as famílias também estão muito envolvidas nos projetos. 

Realização

A realização das Feiras é da Univates, com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contando com o apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Ensino (PPGEnsino) da Univates.

Logo ods