Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mateus Campos Felipe

Estudo busca por voluntários acadêmicos de cursos de Direito

Postado as 04/11/2022 11:10:56

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates Asmaa Abduallah Hendawy está pesquisando sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito dos cursos de Direito como requisito para a obtenção do título de mestra. O estudo é orientado pela professora doutora Maria Madalena Dullius. 

A pesquisa tem como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais nos cursos jurídicos e suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem, por meio do projeto de dissertação intitulado “Tecnologias digitais nas práticas de ensino dos cursos jurídicos”. Considerando este grupo que compõe o foco do estudo, interessados em colaborar com a pesquisa podem responder ao respondendo ao questionário clicando aqui. 

Saiba mais sobre o voluntariado e as pesquisas científicas 

A pesquisa científica não se faz sem a colaboração, seja ela no próprio processo científico, seja ela da comunidade, que pode contribuir para a ciência fornecendo informações relativas à situações e experiências vividas por diferentes sujeitos, dados relevantes para compor os estudos científicos realizados por estudantes e por pesquisadores. 

É comum que, como parte das exigências legais para obtenção de títulos acadêmicos, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, proponham estudos para obtenção de seus graus que demandam a investigação científica em diferentes comunidades e grupos. Na Univates, este processo é recorrente. 

Doando minutos do seu tempo você auxilia estudantes da Universidade a qualificarem seus estudos. Os dados fornecidos pelos voluntários são coletados a partir da adesão espontânea dos interessados em participar das pesquisas. Algumas delas são realizadas por meio de coleta de informações com questionários, em outros casos, entrevistas. Todos os dados fornecidos pelos voluntários recebem um tratamento que preza pelo anonimato e pelo sigilo. 

A coleta de dados é parte do processo de construção dos trabalhos científicos. Depois de gerados os dados, os pesquisadores tratam as informações coletadas e as usam para corroborar ou refutar argumentos. Ao fim do processo, no caso dos trabalhos acadêmicos, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora que certifica o trabalho e a concessão do grau ao estudante.

Logo ods