Networking potencializa trabalho da Syntalgae e empresa é destaque no Ranking 100 Open Startups 2022

Postado as 14/11/2022 08:47:38

Por Natalia Nissen

A Syntalgae é uma empresa de biotecnologia voltada à bioeconomia, que busca disponibilizar microalgas da biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de produtos sustentáveis e de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Incubada na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), a empresa foi idealizada em 2019 pelas fundadoras Giseli Buffon e Anja Dullius, enquanto realizavam o doutorado em Biotecnologia na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Anja explica que microalgas são organismos fotossintéticos e unicelulares, ou seja, não são vistos a olho nu e exigem o uso de microscópio para serem observados. “As microalgas têm um poder incrível para os setores da saúde, do agronegócio e da química verde, pois são produtoras de compostos bioativos, como fito-hormônios, antioxidantes, antimicrobianos e imunoestimuladores, e de compostos da plataforma para a química verde, como biopolímeros, por exemplo”, destaca.

A Syntalgae baseia-se no modelo de negócio B2B, produzindo insumos para as indústrias de suplementos e de cosméticos. Para essas empresas, atividade detox, aumento da imunidade, proteção contra raios UV e ação antiaging são propriedades valiosas. No setor agro, as microalgas também podem ser usadas como biofertilizantes para o crescimento das plantas.

Após encontrar um primeiro investidor e iniciar o processo de incubação no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), as fundadoras validaram a ideia do negócio no Instituto Fraunhofer ‒ uma organização científica que reúne vários institutos e é líder mundial em pesquisa aplicada ‒, em Stuttgart, na Alemanha.

Acervo Pessoal - Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Importância da pesquisa e do networking para o negócio

O trabalho desenvolvido pela Syntalgae é tão relevante que, neste ano, o case foi apresentado no South Summit e no RS Innovation Agro. Anja destaca que a participação nos eventos é fundamental para ampliar o networking, além de validar e posicionar o negócio em reuniões e conversas com outras empresas, startups e aceleradoras de negócios.

“No South Summit, apresentamos um pitch em inglês, o que foi muito bem visto pelas empresas que procuram desenvolver produtos inovadores e sustentáveis utilizando insumos de microalgas. Já no evento RS Innovation Agro tivemos um stand e pitch no pavilhão do Sebrae, que nos ajudou a alcançar visibilidade dentro do setor do agronegócio, além de nos posicionar mostrando o potencial das microalgas como biofertilizantes”, diz a fundadora.

Acervo Pessoal - Divulgação

No início deste mês, com suporte do Sebrae, Anja e Giseli participaram do Web Summit, em Lisboa, Portugal, no qual apresentaram a Syntalgae e se conectaram com o ecossistema inovador da Europa. O evento atraiu grandes empresas e fundos internacionais, e a empresa lajeadense foi avaliada como startup de impacto visando à sustentabilidade do negócio.

A partir do networking, a Syntalgae se destacou no Ranking 100 Open Startups 2022, que elenca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups. A incubada ficou no Top 10 Biotechs. “Essa premiação nos surpreendeu, tendo em vista que a Syntalgae tem apenas dois anos de CNPJ”, acrescenta a fundadora.

Para Anja, essas trocas com outras empresas e startups são fundamentais para agregar diferentes habilidades. A parceria com a empresa de engenharia e automação Unztop, por exemplo, oportunizou o desenvolvimento em conjunto de um fotobiorreator totalmente automatizado e  único no Brasil. Com essa ferramenta, a Syntalgae desenvolveu um bioprocesso inovador com auxílio de inteligência artificial, alcançando altas produtividades de biomassa e fornecendo ao mercado uma produção verdadeiramente acessível, consistente e escalável de insumos à base de microalgas.

Desde o início da nossa jornada, a incubação no Tecnovates foi fundamental por permitir a representação profissional da empresa, impactando na busca de investimentos ou acelerações. Além disso, temos acesso à estrutura do Parque, ao uso de equipamentos para análises finas e caras, o que seria um investimento não rentável para a startup. A incubação no Tecnovates possibilita mais interação acadêmica com a Univates, e hoje já temos três estudantes dos programas de pós-graduação desenvolvendo seus projetos na empresa, além de parcerias com professores e pesquisas de alta tecnologia.
Anja Dullius
Logo ods