Estudantes de Engenharia Civil e do curso Técnico em Edificações da Univates realizam visita técnica à Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional

Postado as 14/11/2022 11:02:23

Por Lucas George Wendt

Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Civil e do Técnico em Edificações da Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve, na última semana, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. Acompanhados pelas professoras Rebeca Schmitz e Carolina Becker Pôrto Fransozi, os estudantes também aproveitaram para conhecer pontos turísticos da cidade.

Divulgação/Univates

A visita à estrutura ocorreu na segunda-feira, 7 de novembro. Durante três horas, os estudantes e professoras puderam  conhecer as partes externa e interna da usina. Na parte externa,  observaram o nível dos condutos forçados, que é por onde a água passa para cair nas turbinas, o topo da barragem com vista para o reservatório e para a jusante da barragem. Além disso, eles apreciaram a vista panorâmica de toda a usina e do vertedouro.

“Além da sua importância na geração de energia, a usina é uma obra de engenharia em destaque em todo o mundo. Sendo assim, entendemos que os estudantes devem conhecer possibilidades em sua área de atuação que extrapolam o ambiente comum”, destaca a professora Rebeca.

Os conceitos técnicos básicos envolvidos na concepção de uma barragem e de uma usina hidrelétrica são estudados na graduação, nas disciplinas que envolvem as áreas de recursos hídricos, estruturas e geotecnia. “A aplicação desses conceitos por meio de seu aprimoramento pode produzir projetos de grande porte, como o de Itaipu. Apesar de não estudarmos aplicações tão complexas na graduação, entendo que também é papel do curso apresentar as possibilidades de atuação, mesmo elas sendo mais complexas. Isso pode instigar os estudantes a procurarem por aprimoramento”, ressalta Rebeca.

Divulgação/Univates

O que mais chamou a atenção da acadêmica de Engenharia Civil Amanda Bocchi foi a beleza e a grandiosidade da Usina de Itaipu e também das Cataratas do Iguaçu. “A visita técnica à Usina de Itaipu é uma realização pessoal, como estudante e profissional. A felicidade de poder conhecer melhor essa majestosa obra de engenharia, seus modelos construtivos, podendo observar seu funcionamento e organização, é inexplicável. Tenho certeza de que essa viagem contribuiu muito para minha formação profissional, podendo visualizar ali outras realidades bem diferentes das habituais, abrindo novas possibilidades para o futuro”, conta Amanda.

A viagem também promoveu integração entre os estudantes dos cursos. No sábado e no domingo, dias 5 e 6 de novembro, o grupo conheceu os principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras.

“A necessidade de convivência e colaboração entre colegas durante os dias de viagem também propicia o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Por vezes, é em atividades diferenciadas como esta que conseguimos promover o desenvolvimento de habilidades que extrapolam a questão técnica, as soft skills”, completa Rebeca.

A Usina de Itaipu está na rota do curso de Engenharia Civil há bastante tempo. Devido à pandemia, a última visita havia sido em 2019. Conforme Rebeca, a proposta é realizar essa visita a cada dois anos.

A viagem foi organizada pelo Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Civil, com apoio da coordenação do curso.

Logo ods