Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Maíza Maria Kern da Silva

Adoção de animais é tema de projeto do curso Técnico em Processos Fotográficos

Postado as 14/11/2022 11:29:56

Por Lucas George Wendt

A estudante do curso Técnico em Processos Fotográficos da Universidade do Vale do Taquari - Univates Maíza Maria Kern da Silva organizou um projeto de estímulo à adoção de animais. A ação foi idealizada tendo como mote a fotografia de publicidade para um projeto de avaliação de Conhecimentos e de Experiências Anteriores (Acea). Maíza fotografou os cães do Canil Municipal de Lajeado, objetivando que as fotos sejam usadas pela equipe do local para divulgação dos animais disponíveis para adoção. 

“Indo além da fotografia de produto, resolvi pensar na publicidade de outra forma ‒ não como um meio de venda, mas como um meio de divulgação de causas sociais, com o intuito de ‘vender’ as boas ações à comunidade. Assim, com a ajuda da coordenadora do curso, professora Elise Bozzetto, decidimos divulgar a adoção de animais”, detalha a jovem. 

Muitas entidades governamentais e não governamentais atuam na área de proteção aos animais no Vale do Taquari. Após algumas pesquisas e contatos, Maiza e Elise chegou ao Canil Municipal de Lajeado, que dirige o Programa Adote um Amiguinho.

Maíza Maria Kern da Silva

O programa é desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, e teve início no dia 5 de junho de 2008 com a inauguração do Canil Municipal. É realizado de forma contínua, visando a abrigar temporariamente cachorros de rua, abandonados, doentes, machucados, atropelados, fêmeas com filhotes, todos em situações críticas, que necessitam de cuidados veterinários. O objetivo é zelar pelo bem-estar dos animais, promovendo políticas de controle populacional, identificação, vacinação, desverminação e posse responsável. 

“Não compre, adote!”

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza Maria Kern da Silva

“Meu desejo não era somente que as fotografias mostrassem a beleza dos cães e despertassem o interesse das pessoas pela adoção dos animais, mas que também divulgassem a situação em que eles vivem. Essas fotografias mostram tanto os filhotes fofinhos que estão sempre alegres quanto os olhares mais tristes e fixos dos cães que estão há anos no canil esperando por um lar”, detalha Maíza.  

Hoje o Canil Municipal conta com uma equipe de seis funcionários. Maíza detalha que a equipe foi muito prestativa e engajada com o projeto. Cerca de 150 animais são atendidos no local. “Tenho certeza de que todos os animais que estão lá são bem tratados e recebem muito carinho”. 

Maíza Maria Kern da Silva

Maíza diz ter sentido um misto de emoções ao visitar o canil. “Você será recebido com muita empolgação pelos cães, loucos por atenção, e a fofura deles com certeza irá conquistar seu coração. Mas, muito além disso, também sentirá impotência ao vivenciar cenas de animais deprimidos, ansiando por lares onde possam brincar livremente, olhando pelas grades com os olhinhos tristes. A verdade é que, se você quiser, tem poder nessa situação. Por mais pequena que sua ação seja, você pode fazer a diferença na vida de um animalzinho. Por isso, não compre, adote!”, sugere a estudante. Por meio da fotografia, é esse sentimento que Maíza espera transmitir com as fotos dos cães. 

O Canil tem uma página no Instagram, na qual posta fotos dos cães e gatos disponíveis para adoção. Para agendar uma entrevista, basta entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99930-9246. Essa etapa é importante para que a equipe entenda suas necessidades e encontre o amiguinho ideal para sua família. Lembrando que, ao chegar ao Canil, os animais recebem os devidos cuidados e só são liberados para adoção quando estão saudáveis e totalmente desverminados. O Canil também realiza as castrações.

PROJETO POR: Maíza Maria Kern da Silva e Elise Bozzetto

FOTOGRAFIA E EDIÇÃO: Maíza Maria Kern da Silva

AUXILIAR DE LUZ: Bruna Zanetti

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods