Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dez novos clowns são graduados em cerimônia na Univates

Postado as 14/11/2022 16:22:59

Por Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates



No sábado, 5 de novembro, aconteceu mais uma formatura de voluntários do Projeto de Extensão Clown - E Seu Sorrir!? da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no auditório do Prédio 16 da instituição. Desta vez foram dez novos clowns graduados. Esta já é a sexta turma formada pelo projeto, que iniciou suas atividades no final do ano de 2015. É obrigatória a presença dos voluntários em todos os encontros do Clown para a conclusão da formação.

O Projeto Clown – E seu sorrir !? propõe aos estudantes dos diferentes cursos de graduação uma forma não invasiva, afetiva e alegre de promover cuidados em saúde. Parte do pressuposto de que o clown troca a dor pelo riso, um estado de transformação no qual a arte e o humor aliados à terapia convencional podem desencadear um processo de tratamento artístico e humanizado com o paciente.

O coordenador do projeto e também coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, professor Cristiano Zluhan Pereira, conta que a troca de experiências no projeto é constante.

“Cada estudante, dentro de suas habilidades pessoais e conhecimentos acadêmicos, auxilia o grupo na elaboração das ações tanto nos ambientes do hospital como em eventos relacionados à saúde e qualidade de vida das pessoas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida cidadã”, conta Cristiano.

A cerimônia de formatura da sexta turma foi marcada por muita diversão e brincadeiras. Familiares e amigos dos novos voluntários participaram do evento. Foi a primeira vez que os voluntários expuseram os seus clowns publicamente.

A estudante de Publicidade e Propaganda Manuela Faleiro Kirchheim é uma das graduadas. Ela revela que não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de se tornar um clown, a Dra. Brabuleta. 

 

Divulgação/Univates



“Eu sinto que as pessoas precisam muito de sorrisos e momentos de leveza. E o projeto E seu sorrir tem esse objetivo. Sempre quis fazer visitas no hospital com esse intuito e, quando surgiu a oportunidade, nem pensei duas vezes”, disse.

Manuela conta que o projeto tem contribuído para seu amadurecimento e que todo o processo até o momento da formatura foi transformador. 

“A formatura foi muito especial. Eu estava um pouco nervosa porque era a primeira vez que eu iria expor meu Clown para outras pessoas que não fossem clown também. Mas fiquei muito feliz quando vi todos sorrirem, cantarem e se divertirem. Eu acho que todo mundo deveria pelo menos tentar ter esses momentos de conexão com a alma pura e feliz que existe dentro de si. Acho que a Univates proporciona uma grande oportunidade que não só abrange o público interno, mas a sociedade inteira. Este projeto é de extrema importância e as pessoas deveriam ter essa coragem de se tornar clowns, porque é simplesmente maravilhoso doar seu tempo para simplesmente fazer os outros sorrirem”, concluiu a estudante.

Divulgação/Univates

A estudante de Psicologia e do técnico em Administração Kelling Raquel Muller, agora Dra. Impressionante, se encantou com o projeto desde o início da sua graduação, em 2019. Ela acompanhava as ações do grupo por meio das redes sociais.

“Durante alguns semestres tentei encaixar o projeto na agenda de estudos e trabalho, até que 2022B chegou. Antes de me inscrever, conversei com algumas pessoas que já atuavam no projeto e a forma alegre com que os clowns contavam suas experiências, com toda certeza, fez com que eu me motivasse ainda mais a participar”, revelou.

Para ela, toda a capacitação foi muito especial. “Percebi que para fazer o outro sorrir não precisamos de muita coisa. O olhar é poderoso: não tem o poder de cura, mas tem o de melhorar o dia e aliviar situações difíceis. É um respiro. Não custa muita coisa e a gente é bem pago com conexões reais, sorrisos e olhares sinceros. Espero que a Dra. Impressionante consiga transmitir tudo isso para os pacientes que encontrar”, disse Kelling.

A cada ano o Projeto abre inscrições para uma nova capacitação, que ocorre normalmente no segundo semestre. Pessoas interessadas em integrar o projeto de Extensão Clown - E Seu Sorrir!? podem entrar em contato por meio do e-mail eseusorrir@univates.br

Conheça os novos clowns:

Manuela Faleiro Kirchheim - Dra. Brabuleta

Kelling Raquel Muller - Dra. Impressionante

Adriani de Souza Rodrigues - Dra. Dó Ré Mi

Giovana Guazelli - Dra. Pink

Taila Inadiara Posselt - Dra. Popis

Amanda de Carvalho - Dra. Linda Modesta

Ciliana Isabel Daroit Franco - Dra. Ciloca

Lovane Maria Uhlmann - Dra. Tita 

Morgana Guadagnin - Dra. Bambina 

Luiza Fernanda Almeida - Dra. Luca

Logo ods