Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dirigentes de cooperativas da Ocergs se reúnem na Univates

Postado as 18/11/2022 08:23:23

Por Lucas George Wendt e Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Cerca de 20 representantes de cooperativas e entidades congêneres atuantes na região do Vale do Taquari e áreas próximas estiveram presentes em uma reunião sediada no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates na manhã desta quarta-feira, 16. O encontro foi pautado pela necessidade de união e como o segmento pode se fortalecer a partir da ação conjunta em áreas estratégicas. 

Os presentes, ao longo da atividade, discorreram sobre o futuro das cooperativas; a importância da desburocratização de processos internos e citaram a formação dos profissionais e dos gestores das cooperativas de maneira ainda mais qualificada e permanente. A reitora da Univates colocou a Universidade à disposição para ser mediadora de projetos conjuntos com o objetivo de fortalecer e buscar soluções inovadoras.

Pietra Darde

O encontro foi mediado pela reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, e pelo presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann. A atividade foi organizada pela Univates com o objetivo de promover a aproximação institucional do tema do desenvolvimento das cooperativas, tópico importante para a economia regional. Gestores de diferentes áreas da Univates participaram do encontro. 

O presidente da Ocergs detalhou que um terço da população do RS é associada a cooperativas, que se configuram, na sua opinião, como uma grande força propulsora do RS. Para ele, a estrutura de apoio nas universidades acrescenta uma visão estratégica de intercooperação e busca possibilidades para união de esforços em comum. 

Pietra Darde

Hartmann explicou que, na sua opinião, a Univates tem todas as condições para construir projetos que beneficiem as organizações cooperativas locais. “Temos que pensar na formação de gerentes e dar condições para que eles construam um projeto de vida dentro das cooperativas. O cooperativismo precisa reter talentos e, para isso, demanda maior profissionalização. A participação de resultados e a questão da previdência privada são fatores importantes e podem ser construídos em conjunto”. 

Em sequência ao encontro, a Univates e as cooperativas irão elaborar projetos para serem executados em parceria com o  Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A reitora da Univates avaliou positivamente a atividade. “O encontro foi muito bom, estamos construindo mais um importante movimento de aproximação e trabalho conjunto da Universidade com as Cooperativas, segmento de extrema importância para o desenvolvimento das nossas regiões e, também, do nosso Estado”. 

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Logo ods