Reitores de universidades comunitárias se reúnem com vice-governador eleito

Postado as 18/11/2022 08:23:24

Por Lucas George Wendt

Joel Alves

O deputado estadual e vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), recebeu ontem, quarta-feira (16), representantes das 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung. No encontro, os reitores reforçaram a parceria construída com o parlamentar e sua representação em defesa das universidades, além de se colocarem à disposição do novo governo eleito para auxiliar em questões relacionadas ao ensino superior, à inovação e à economia do conhecimento.

Gabriel, que preside, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias, conheceu, ao longo dos seus mandatos, todas as instituições que fazem parte do Comung e destacou a excelência dos campus e dos profissionais que atuam nas instituições. “Temos dito que, depois de oito anos ‘arrumando a casa’, agora o nosso próximo governo é para “arrumar a escola”. E, quando digo escola, me refiro à educação como um todo. Essa é a nossa prioridade. Me considero um  padrinho das universidades comunitárias e é fundamental seguirmos atuando em conjunto e construindo em parceria conquistas para o ensino dos gaúchos”, destacou o vice-governador eleito.

Joel Alves

A reitora da Urcamp e presidente do Comung, Lia Maria Herzer Quintana, agradeceu a disponibilidade do vice-governador eleito em receber as demandas universitárias e elogiou seu conhecimento e contribuições para o ensino gaúcho. “Importante destacar que Gabriel conhece nossas instituições, compreende a relevância do Comung para o Estado e sua colaboração para a educação. Foi a primeira de muitas reuniões que teremos em parceria pelo desenvolvimento do Estado”, complementou a educadora. Lia também brincou com Gabriel ao pedir a benção do “padrinho”, reforçando o pedido que ele mantenha o seu empenho pelas universidades.

A equipe do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou recentemente que está articulando para 2023 a implementação de um programa de bolsas de estudo para estudantes de licenciaturas em universidades comunitárias gaúchas. Além de mensalidade, o Estado planeja pagar um auxílio-permanência de R$ 800 por mês para cada aluno. A ação envolve, além das Universidades previstas para serem contempladas, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Joel Alves

Além da presidente do Comung, também participaram os reitores Cleber Prodanov, vice-presidente do Comung e representante da Feevale; a reitora da Unijuí e tesoureira do Comung, Cátia Maria Nehring; a reitora da UPF e secretária do Comung, Bernadete Maria Dalmolin; a reitora da UFN, Ir. Iraní Rupolo; o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech; o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira; o reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto; a vice-reitora da Univates, Fernanda Storck Pinheiro; a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da URI, Neusa Maria John Scheid; o pró-reitor Acadêmico da UCPEL, Ezequiel Insaurriaga Megiato; e o chefe de Gabinete da Unilasalle, Renaldo Vieira de Souza.

Logo ods