Estudantes da Univates viajam para a Bélgica em atividade de vivência internacional

Postado as 18/11/2022 11:26:00

Por Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

A Bélgica, na Europa, foi o destino da viagem internacional realizada por um grupo de estudantes dos cursos de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Os mais de 30 estudantes passaram nove dias imersos em uma nova cultura e em contato com os mundos empresarial, diplomático, político e comercial.

Desde 2014, a Univates ampliou as dimensões das suas salas de aula para estudantes dos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais (RI). Neste ano, a Vivência Internacional ocorreu na Bélgica, nas cidades de Bruxelas e Liège.

O professor Gabriel Braido, que acompanhou o grupo juntamente com o professor Edmilson Milan, destaca que a vivência internacional é uma oportunidade única na formação dos estudantes.

“Ela oportuniza muito mais que conhecimento e o contato com grandes organizações. Ela permite que o estudante desenvolva soft skills, que hoje são tão requeridas pelo mercado de trabalho. O relacionamento com os colegas, a comunicação - muitas vezes em um segundo idioma -, ter empatia, trabalhar e conviver em equipe permitem que o estudante desenvolva as habilidades comportamentais que muitas vezes são difíceis de desenvolver em sala de aula”, conta Gabriel.

Ao longo dos nove dias, o grupo visitou diversas instituições: a World Customs Organization (WCO), que é a Organização Mundial das Aduanas, a  Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX Brasil), a Embaixada do Brasil em Bruxelas, onde foram recebidos pelo Embaixador João Mendes Pereira. Além disso, visitaram a Missão Brasil junto à União Europeia, o Parlamento Europeu e a Haute École de la Province de Liège, instituição parceira da Univates em Liège, na Bélgica. A visita na instituição começou com um passeio pelo campus, seguido de uma apresentação sobre a instituição e uma aula com a professora Morgane Lamoureux sobre a cultura da Bélgica.

Divulgação/Univates

Desde os seus 14 anos, a formanda em relações internacionais Gabriela Morais Rigo sonha em ser diplomata. Gabriela conta que essa viagem ao exterior ajudou a confirmar a profissão que ela deseja seguir.

“Meu objetivo profissional é seguir a carreira diplomática, então posso dizer com toda certeza que do que mais gostei de participar e conhecer foi a Embaixada brasileira na Bélgica e a Missão do Brasil junto à União Europeia na Bélgica. Poder ver de perto pessoas que seguem uma carreira que eu mesma quero seguir me fez ter mais força de vontade e desejo de um dia também trabalhar lá”, contou a estudante.

Para Gabriela, essa também foi uma oportunidade de conviver melhor com os colegas de curso.

“Durante metade da minha faculdade, houve pandemia, ou seja, não tive muito tempo para conviver com boa parte dos meus colegas e conhecê-los melhor. Por isso, essa experiência me deu a possibilidade de me integrar mais com meus colegas, o que foi muito legal e divertido. Acredito que os momentos que passei com meus amigos e as memórias que eu fiz serão o que levarei de mais especial desta experiência”, completou.

A viagem acontece todos os anos na disciplina Vivência Internacional.

Logo ods