Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nicole Morás

VIII Festival de Cinema e Literatura da Univates realiza evento para divulgar curtas-metragens

Postado as 23/11/2022 10:15:34

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Na quarta-feira (09) ocorreu, no auditório do Prédio 11 da Univates, o VIII Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura, organizado pelo Projeto de Extensão Linguagens: palavras e imagens. O projeto é coordenado pelos professores Rosiene Almeida Souza Haetinger e Flávio Roberto Meurer, e conta com a participação da bolsista Vitória Scherer Schmidt. 

No Festival concorrem estudantes de Ensino Médio do Vale do Taquari, com produções audiovisuais realizadas a partir da adaptação de obras literárias. 

O tema deste ano foi suspense, terror e horror, levando o título “Histórias Extraordinárias”. Os alunos utilizaram contos de Lygia Fagundes Telles, Guy Maupassant, Edgar Allan Poe e Paulo Corrêa Lopes, dentre os quais deveriam escolher um para adaptar para audiovisual. 

Divulgação/Univates



As produções concorreram nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Filme Júri Popular e Melhor Filme Júri Técnico. O júri popular foi composto pela audiência, que praticamente lotou o auditório. Já o júri técnico foi formado pelos jornalistas e cinéfilos Tiago Bald e Liniker Duarte e pela professora de Literatura doutora Rosane Cardoso. 

Os vencedores de melhor ator e melhor atriz dessa VIII edição do Festival foram, respectivamente, os estudantes Bernardo Cattoi Dahmer, do Ifsul de Lajeado, que interpretou o protagonista do conto “A máscara da morte rubra”, de Edgar Allan Poe, e a aluna Júlia Mello, do Colégio Cenecista Mário Quintana, de Encantado, que deu vida à personagem Raquel, do conto nacional “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles.

Divulgação/Univates

Já os troféus de Melhor Filme segundo o júri técnico e de Melhor Filme segundo o júri popular também foram entregues a dois curtas adaptados do conto “Venha ver o pôr do sol”, de Telles. O júri técnico entregou o prêmio de melhor filme para o Colégio ESI São José, de Roca Sales. Já o júri popular escolheu  o Colégio Cenecista Mário Quintana para receber o prêmio de melhor filme. 

Os organizadores do Festival se disseram felizes com os resultados alcançados pelos alunos do Ensino Médio, que vibravam ao fim de cada filme exibido. O evento se encerrou com agradecimentos pela participação das escolas da região do Vale do Taquari no Festival e nas atividades e oficinas realizadas pelo projeto, e com o convite para retornarem em 2023.

Logo ods