Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Warren Wong/Unsplash

Estudantes de Comunicação desenvolvem campanha para prevenção de golpes pelo WhatsApp

Postado as 30/11/2022 09:58:17

Por Lucas George Wendt

Os estudantes dos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveram, recentemente, como um produto,  uma campanha para o Grupo Independente, veículo de comunicação multimídia que atua no Vale do Taquari. 

A campanha tem como objetivo conscientizar a população leitora e ouvinte dos canais de comunicação do Grupo Independente sobre golpes na Internet, especialmente aqueles realizados por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Manchetes que frequentemente ilustram os casos de golpes do tipo que acontecem na região do Vale do Taquari despertaram o alerta dos comunicadores do Grupo Independente para a necessidade de desenvolver ações de conscientização da população, em especial a idosa. 

Divulgação/Univates

Conforme o professor Fábio Luis Kraemer, coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a campanha surgiu de uma demanda do Grupo Independente, que identificou que, diariamente, chegavam até a redação um número crescente de boletins de ocorrência da polícia dando conta de que pessoas da região estavam caindo em golpes diversos, dos mais variados tipos, especialmente aqueles relacionados ao WhatsApp. Procurado, o docente percebeu a oportunidade de trabalhar o tema na disciplina Publicidade Institucional. 

“Em geral, as pessoas associam nossa atividade exclusivamente à propagação de mensagens que estimulam o consumo de determinado produto ou serviço. Todavia, a publicidade e propaganda também têm um papel importante na busca da conscientização da sociedade. A veiculação dessa campanha, no caso, busca ensinar as pessoas a reagir de forma adequada quando confrontadas com uma situação de risco”.

As mensagens serão inseridas nos programas que trazem as notícias policiais da emissora. “É quando os boletins de ocorrência trazendo relatos de golpes diversos são comunicados pelo Grupo Independente. Simultaneamente, banners e vídeos acompanharão a veiculação dessas mensagens no site e nas emissoras do grupo”, complementa o professor. 

Divulgação/Acervo pessoal

O grupo elaborou uma campanha com diferentes peças e abordagens por meio do audiovisual, com o objetivo de alertar determinados públicos mais vulneráveis a golpes digitais e financeiros sobre riscos e prevenção sobre o tema. Laila Schmidt, do 3º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, comenta que foi desafiador participar da iniciativa. 

“A maioria dos colegas já estavam mais semestres à frente e, ainda assim, avalio que consegui contribuir e, de certa forma, conduzir o projeto do meu grupo. O fato de o projeto ser elaborado para um cliente real e ser veiculado agrega credibilidade ao trabalho e visibilidade para os alunos”, detalha ela. 

“A comunicação possui um papel social que nos permitiu dar voz a esse alerta do Grupo Independente. Projetos estrategicamente pensados e elaborados são a engrenagem para mudanças que queremos para o mundo e para a nossa sociedade”, complementa a estudante.

Com informações do WhatsAp

- Não compartilhe seu código de confirmação e seu PIN da confirmação em duas etapas com ninguém;

- Ative a confirmação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para que você possa redefinir seu PIN caso o esqueça;

- Defina uma senha para seu aparelho;

- Atente-se a quem tem acesso físico ao seu celular. Pessoas que têm acesso ao seu aparelho podem usar sua conta do WhatsApp sem sua permissão;

Observação: se você receber um e-mail para redefinir seu PIN da confirmação em duas etapas sem tê-lo solicitado, não clique no link. Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp.

Golpes no Whatsapp: como se proteger e o que fazer se for vítima - Com informações da BBC News em São Paulo

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods