Proerd da Brigada Militar forma mais de 600 alunos nesta terça-feira em Lajeado

Postado as 30/11/2022 10:06:45

Por Redação do Grupo Independente

Com informações do Grupo Independente

O Teatro Univates sediou, na manhã desta terça-feira (29), a cerimônia de formatura de 644 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, da Brigada Militar. Os formandos são oriundos das escolas municipais, estaduais e privadas de Lajeado.

“O Proerd, neste ano, completou 16 anos na região. Tentamos a cada ano estendê-lo para mais cidades e escolas. Neste primeiro ano pós-Covid, conseguimos ampliar o programa de forma bem satisfatória, atendendo um grande número de alunos”, comenta a coordenadora do Proerd na região, capitã Carmine Brescovit. No Vale do Taquari, em 16 anos de programa, mais de 5 mil alunos já se formaram no Proerd.

Proerd

O Proerd (Programa educacional de resistência às drogas e à violência) teve sua origem no programa americano Dare (Drug Abuse Resistance Education), e começou no Rio Grande do Sul no ano de 1998. O programa representa a união de esforços entre Polícia Militar, Escola, Família e Comunidade. É ministrado por policiais militares voluntários aptos por meio de capacitação específica.

O Proerd é aplicado na educação infantil, nas 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e no Currículo Educacional para pais. Atualmente é a principal ferramenta do Policiamento Comunitário, pois promove a interação entre escola, família e comunidade, participando objetivamente nos assuntos de segurança pública relativos à prevenção ao uso indevido de drogas.

Metodologia

A metodologia do Proerd prevê aulas semanais durante um semestre, com um policial em sala de aula com presença do professor. Além disso, ocorrem reuniões com professores e pais de alunos. Algumas das temáticas abordadas são: fatos sobre as drogas lícitas e ilícitas; as bases da amizade; reconhecer e resistir às pressões e fortalecimento da autoestima.

O Instrutor do Proerd é o facilitador que media a construção do conhecimento na área de prevenção às drogas e à violência, pois tem o objetivo de ajudar seus alunos a construírem conhecimentos que privilegiam a integridade e a formação cidadã, alertando-os para os perigos das drogas e da violência. São mais de 500 policiais militares que atuam como instrutores do Proerd no RS.

Luis Fernando Wagner/Grupo Independente

Logo ods