Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fundação Univates divulga Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2021

Postado as 01/12/2022 08:44:28

Por Redação Univates

Em sintonia com a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), realizada no início de novembro no Egito, a Fundação Univates divulgou o seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) de 2021. O documento apresenta a quantificação dos Gases de Efeito Estufa (GEE) controlados pelo Protocolo de Kyoto emitidos, removidos, reduzidos e/ou compensados pela Instituição no ano passado. 

O levantamento de dados e os cálculos foram realizados seguindo, principalmente, a metodologia estabelecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, que se baseia no GHG Protocol e é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa. Também foram utilizadas outras metodologias reconhecidas internacionalmente pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC).

Lucas George Wendt

Conforme o engenheiro Ambiental da Fundação Univates, Gustavo Schäfer, o objetivo da elaboração do inventário é conhecer, dimensionar e apresentar o balanço entre as emissões e as remoções, reduções e/ou compensações de Gases de Efeito Estufa da instituição. Dessa forma será possível realizar o planejamento da gestão das emissões, o aprimoramento dos mecanismos de coleta de dados e evidências, além de verificar as medidas necessárias a serem adotadas para reduzir as emissões desses gases e remover ou compensar aquelas que são inevitáveis ou que dificilmente poderão ser reduzidas. 

Nicole Morás

A elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa é de extrema importância para que a instituição opere de forma sustentável, contribuindo para minimizar o aquecimento global e para o bem-estar da sociedade.
Gustavo Schäfer, engenheiro Ambiental da Fundação Univates.

A partir do levantamento, foi possível concluir que a Fundação Univates emitiu 765,44 toneladas de CO2e e 540,78 toneladas de CO2 biogênico (considerado como emissões neutras, ou seja, sem necessidade de remoção, redução ou compensação) no período.

Como o campus de Lajeado produz parte da sua energia elétrica por meio da usina de geração de energia fotovoltaica e o restante da energia necessária para o pleno funcionamento das atividades é adquirido no Mercado Livre, que também se trata de energia limpa gerada a partir de fontes renováveis, foi evitada a geração de 646,23 toneladas de CO2e ao longo de 2021.

Já a compensação de GEE é realizada por meio da preservação de 38,93 hectares de áreas de vegetação do Bioma Mata Atlântica, localizados nos campi de Lajeado e Encantado. Essas áreas geram uma amortização anual de carbono de 704,60 toneladas de CO2e.

Nicole Morás

Uso de energia de fonte renovável evitou a emissão de mais de 600 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.

O crescimento da vegetação nessas áreas também contribui para o incremento anual de carbono, chamado de fluxo do estoque de carbono. De acordo com o estágio sucessional da vegetação, do bioma e o clima da região, foi possível calcular o valor total de 462,35 toneladas de CO2e/ano como estoque de carbono.

O Inventário concluiu que, somando os valores anuais referentes à parcela de amortização e do incremento do estoque de carbono, a Fundação Univates possui o montante de 1.166,95 toneladas de CO2e em estoque para compensação do balanço das emissões dos inventários dos próximos 20 anos. 

Este é o primeiro IGEE da Univates e, nos próximos inventários, deverá ser feita a comparação dos resultados com as emissões de 2021. É importante considerar alterações estruturais significativas, como abertura ou fechamento de unidades, para que as comparações com o ano-base sejam calculadas de forma correta.

Entenda como é feito o Inventário de Gases de Efeito Estufa

O inventário tem como base os Escopos 1, 2 e 3, ou seja, os Gases de Efeito Estufa emitidos direta e indiretamente pela Univates. As emissões diretas (Escopo 1) são relacionadas aos GEE gerados por fontes próprias ou controladas pela Instituição. Já as emissões indiretas (Escopo 2 e Escopo 3) dizem respeito aos GEE gerados por fontes terceiras ou não controladas pela Instituição, mas em decorrência de suas atividades. Para fins de verificação, somente o relato das emissões referentes aos Escopos 1 e 2 é obrigatório.

Escopo 1: combustão móvel, combustão estacionária, emissões fugitivas, atividades agrícolas e tratamento de efluentes.

Escopo 2: aquisição de energia elétrica - Sistema Interligado Nacional e Mercado Livre

Escopo 3: bens arrendados, viagens aéreas, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes.

Após realização do levantamento de dados e do cálculo da emissão de Gases de Efeito Estufa pelos 28 tipos de fontes da Univates para o ano de 2021, constatou-se que foram emitidos direta e indiretamente pela instituição um total de 765,44 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e). 

A maior quantidade de emissão de dióxido de carbono equivalente ocorreu para o Escopo 2, totalizando 405,59 toneladas de CO2e. Já as atividades do Escopo 3 resultaram na emissão de 202,87 toneladas de CO2e. O Escopo 1 foi responsável por emitir um somatório de 156,98 toneladas de CO2e.

Para a Univates, o balanço total de 2021 é positivo, já que todas as emissões geradas foram compensadas, restando ainda 401,51 toneladas de CO2e estocadas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods