Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Trajetória de mais de três décadas da Univates na oferta de Ensino Técnico é reconhecida pela região no Troféu TOP 100

Postado as 08/12/2022 13:40:43

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é a marca mais lembrada no Vale do Taquari dentre todas as categorias pesquisadas. A distinção foi anunciada em outubro, em solenidade para entrega dos troféus do TOP 100. O evento foi promovido pelo Grupo A Hora e reconheceu as marcas mais lembradas em 95 segmentos da economia, além de cinco lideranças regionais. 

Na categoria Serviços, a Univates é a marca mais lembrada na região no segmento Escola de Formação Técnica. O Centro de Educação Profissional - CEP é a área da Universidade responsável por coordenar a oferta dos cursos técnicos. 

Atualmente são 22 opções ofertadas na Unidade de Ensino no campus da Univates, em Lajeado, e mais uma opção ofertada em Guaporé. Ao longo do tempo, os cursos técnicos da Univates também foram ofertados em Taquari e Encantado. A Univates já ofertou mais de 40 diferentes cursos técnicos durante os mais de 30 anos de atividades na área. 

Nathalia Braga

Histórico 

O CEP surgiu após o encerramento gradativo das atividades do Ensino Médio da  Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates), entre o fim da década de 1990 e o  início dos anos 2000. Tendo as atividades do Ensino Técnico iniciado um pouco antes, no fim da década de 1990, foi em 2001 que houve a alteração de designação da escola de Ensino Médio para Centro de Educação Profissional - CEP.  

No início o CEP disponibilizava aos interessados - cerca de 350 estudantes - o curso de Auxiliar de Enfermagem (qualificação) e, posteriormente, os Técnicos em Química, Enfermagem e Telemática. Atualmente o Ensino Técnico na Univates emprega mais de 100 docentes, tem mais de 1,1 mil estudantes e já formou cerca de 4,5 mil profissionais. 

“Cada aula é um compartilhamento de vivências”

Para a diretora do CEP, professora Edi Fassini, essa distinção representa muito para o trabalho desenvolvido há mais de três décadas. A diretora explica que o grupo de profissionais vinculados ao CEP é muito próximo ao mercado. “O grupo docente se compõe de profissionais que vivem os desafios dos diferentes segmentos e conhecem ‘o fazer’ de cada profissão. Na Univates lhes é oportunizado aprender metodologias para ensinar o que sabem e lhes são disponibilizados ambiente físico e tecnologias para fazê-lo. Cada aula é um compartilhamento de vivências”. 

Nicole Morás

Nossa tarefa é preparar profissionais técnicos qualificados para o mercado de trabalho, especialmente o regional. Alcançar esse reconhecimento nos energiza para prosseguirmos na tarefa de desenvolver pessoas-profissionais cada vez mais competentes e, ao mesmo tempo, nos compromete a corresponder a esse voto da região.
Professora Edi Fassini.

Ao longo do tempo, diferentes opções de cursos foram ofertadas para a comunidade, com a prerrogativa de promover o desenvolvimento local por meio do ensino. “Quando um curso cumpre sua função e supre a região, encerra-se a oferta e novas demandas chegam”, lembra Edí. 

“As grandes mudanças de processos produtivos em diferentes áreas da indústria, bem como de operação do comércio e prestação de serviços, exigem também mudanças de modelos de formação, novas habilidades, atualização de competências profissionais”. Edí descreve que percebe as empresas fazendo investimentos em tecnologia, mas que elas não podem prescindir de profissionais preparados para sua operação. 

“Acreditamos na valorização da educação profissional de qualidade, com embasamento científico, habilidades técnicas e postura empreendedora. A recente pesquisa Rumo trouxe à tona a falta desses profissionais nos diferentes segmentos da região. E, em termos de País, as mudanças normativas no Ensino Médio, apontando para um itinerário de iniciação profissional, estimula mais jovens a ressignificar seus aprendizados, aproximando-os dos cursos técnicos. E na Univates garantimos um ambiente favorável para formar profissionais competentes, inclusive como percurso validável para formação em nível superior, para quem desejar”, finaliza a diretora. 

Divulgação - Univates

Imagem dos anos 1990. Univates oferta técnicos tem três décadas.

Mais no Top 100

A Incubadora Tecnológica da Univates - Inovates também foi reconhecida como a marca mais lembrada no segmento Aceleradora de Negócios e Startups. Já na categoria Entidades, Associações e Eventos, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates é a marca mais lembrada no segmento Ambiente de Inovação, e a Univates é a marca mais lembrada no segmento Universidade.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods