Clínica Peripatética em Saúde é espaço de formação para estudantes dos cursos de Ciências da Vida da Univates

Postado as 08/12/2022 14:05:45

Por Lucas George Wendt

“Peripatético" é uma palavra em português que, no original, em grego clássico, corresponde a “ambulante” ou “itinerante”. O adjetivo também servia para designar os discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, muitas vezes enquanto caminhava. Com esses preceitos em mente, surgiu um projeto desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates: a Clínica Peripatética em Saúde, criada no segundo semestre de 2021, de modo voluntário, vinculado ao curso de Odontologia.

A demanda para construção da proposta se deu a partir da avaliação dos atendimentos realizados pelos estudantes do curso na Clínica Odontológica Ampliada (COAm), onde, após quatro anos de atendimentos na área odontológica, percebeu-se que há usuários que percorrem a rede de cuidados em saúde dos municípios da região sem, muitas vezes, vincularem-se ou conseguirem resolutividade de suas necessidades de saúde.

Assim, pensar na Clínica Peripatética é pensar em uma clínica que não tem sede fixa. Ela é praticada em movimento, fora dos espaços convencionais, com o que se inauguram outras formas de conduzir o fazer terapêutico, bem como outras possibilidades de conexão entre os sujeitos participantes do complexo processo de saúde e de doença. Assim, o projeto objetiva realizar ações interdisciplinares com um grupo de pessoas que, pelos mais diversos motivos, não conseguiram acesso à saúde integral.

Nicole Morás

Para tanto, uma parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do município de Lajeado, foi constituída. A proposta é acompanhar pessoas que acessam os dois serviços, mapear seus itinerários terapêuticos e, a partir disso, identificar e compreender as fragilidades da rede de cuidado. Do mesmo modo, em paralelo, busca-se também descobrir as necessidades de saúde desses usuários, para ou fazer a intervenção ou articular a rede para o cuidado.

Os atendimentos interdisciplinares, isto é, realizados por estudantes e profissionais de diferentes áreas, devem iniciar em breve. A população pode acessar a iniciativa por meio dos órgãos com os quais o projeto tem parceria. À medida que a proposta se consolidar, há perspectiva de ampliação dos serviços de saúde da Universidade.

Desde o início do projeto, professores e estudantes têm estudado temas referentes à temática e realizado reuniões com os serviços em busca de vínculos, abordagem importante no que se refere ao planejamento de ações com os futuros usuários.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods