Univates realiza Mitochondria Day, dia dedicado ao estudo da mitocôndria

Postado as 16/12/2022 14:06:45

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) promoveu, no dia 30 de novembro, o Mitochondria Day, reunindo pesquisadores, pós-graduandos e graduandos da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O evento contribuiu para a atualização dos profissionais do PPGBiotec sobre temas da fronteira científica.

A atividade foi dedicada ao estudo da mitocôndria, organela celular responsável pela produção de energia nas células e que vem sendo amplamente pesquisada devido às recentes descobertas sobre seu envolvimento em doenças que afetam diferentes perfis de indivíduos.

O evento teve formato inovador, com duas palestras no turno da manhã com o objetivo de atualizar os participantes sobre a mitocôndria, do ponto de vista de processos celulares, bioquímicos e moleculares. As palestras foram proferidas pelos professores doutores Ivan Bustamante, organizador do evento, e Vanderlei Biolchi, da área de Ciências da Vida da Univates.

Divulgação/Univates

Durante a tarde, a atividade contou com três palestras de pesquisadores de renome internacional, que têm se dedicado a estudar a mitocôndria em diferentes aspectos.

O professor doutor Diego Bucci, da Universidade de Bologna, abordou o estudo da mitocôndria no potencial fertilizante de espermatozoides. Após, o professor doutor Guilhian Leipnitz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), trouxe resultados de suas pesquisas, explicando como as funções das mitocôndrias participam da fisiopatologia de doenças metabólicas raras, como os erros inatos do metabolismo (EIM).

O fechamento do evento ficou a cargo da professora doutora Cristiane Dalla Costa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que apresentou dados de seu laboratório sobre o papel das mitocôndrias em doenças neurodegenerativas.

Logo ods