Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt/Unsplash

Chuvas com distribuição irregular e grande variabilidade nos totais devem ser características do verão na região, aponta NIH da Univates

Postado as 21/12/2022 17:02:03

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O verão 2022/2023 inicia oficialmente às 18h48min desta quarta-feira, dia 21 de dezembro. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2023, às 18h24min, quando terá início o outono. O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates divulga o boletim para a estação destacando os principais prognósticos para o verão no Vale do Taquari. Chuvas com distribuição irregular e grande variabilidade nos totais devem ser características do verão na região, estação que ainda estará sob a influência do fenômeno La Niña. 

Características típicas do verão

A estação geralmente é marcada por dias mais quentes e longos, com temperaturas que alcançam facilmente os 30ºC, ocorrendo as maiores temperaturas registradas no ano neste período. As chuvas passam a ser de curta duração e de forte intensidade, ocorrendo principalmente entre a tarde e a noite. Além disso, temporais com granizo e ventos fortes também são frequentemente registrados. 

Frentes frias e sistemas de baixa pressão ainda provocam chuva durante a estação, mas com menor frequência. A maior frequência de chuvas passa a ser por convecção (combinação de calor e umidade). Também é comum, durante a estação, a radiação solar apresentar níveis elevados. Por isso, é muito importante não se expor ao sol sem proteção, principalmente entre 10h e 16h.

Tendências para o verão na região do Vale do Taquari 

Segundo o Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), o verão 2022/2023 ainda estará sob a influência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial), que deve enfraquecer até o final da estação. 

A tendência de temperatura para toda a estação é que fique ligeiramente acima da normal climatológica, sendo manhãs com temperaturas agradáveis e até amenas, comuns para a época do ano. Tradicionalmente o verão é a estação com temperaturas mais altas. 

Nesta estação é alta a possibilidade de ocorrer ondas de calor, que devem ter curta duração, mas nada comparado com as ondas de calor de janeiro de 2022, quando se teve um longo período sem chuva e vários dias consecutivos com temperaturas altas. 

Em relação às precipitações para o trimestre, a tendência é que fique ligeiramente abaixo do padrão climatológico, com distribuição irregular e grande variabilidade nos totais de chuva no decorrer da estação. Isso não quer dizer que não haverá chuva na região ou temporais ao longo da estação. 

O total acumulado para o trimestre vai ficar ligeiramente abaixo da normal climática. O padrão ou normal climatológica pela estação da Univates para dezembro é de 148.4 mm, janeiro de 170.9 mm, fevereiro de 170.9 mm e março de 159.6 mm.

Como funciona a previsão do tempo do NIH? 

A previsão do tempo é organizada a partir da compilação das informações disponíveis em diferentes portais de clima e tempo, além do acompanhamento de variáveis meteorológicas registradas pela estação meteorológica da Univates, de Lajeado, e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Para isso, o setor consulta as mais variadas fontes, como: imagens do satélite meteorológico GOES 16 e modelos numéricos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), imagens de radar meteorológico divulgadas pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), mapas de previsão do tempo do National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) e do Windy.

O NIH 

O Núcleo atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação da região. O NIH também acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, INPE e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de 19 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico quanto privado. 

Lucas George Wendt/Unsplash

Logo ods