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Raciocínio lógico e criatividade são fomentados em projeto de extensão realizado pela Univates

Postado as 04/01/2023 08:13:49

Por Lucas George Wendt

Tuane Eggers

O Projeto de extensão “Olimpíada Matemática: fomentando o raciocínio lógico” tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade de estudantes da região do Vale do Taquari. Essas são características essenciais no processo de resolução de problemas de diversas áreas do conhecimento, despertando nos envolvidos, estudantes e público em geral, o gosto pelo conhecimento científico e contribuindo para um aprendizado menos burocrático e mecânico, a partir do enfoque das competições para além de, simplesmente, a realização de uma prova. 

As ações que derivam dele são desenvolvimento de oficinas de raciocínio lógico de forma virtual ou presencial, que se configuram como oportunidade de ensino e de aprendizagem. O intuito não é somente a resolução de problemas e desafios, mas a problematização de curiosidades e temas matemáticos que evidenciam que a Matemática não é uma Ciência pronta e acabada, fomentando o interesse e a curiosidade pela área das Ciências Exatas. 

A outra é a divulgação de desafios para professores e estudantes de escolas, bem como para o público em geral, com o intuito de fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o gosto por desafios, por meio de postagens no perfil no Instagram da Extensão Acadêmica da Univates

Natalia Nissen

Premiação da Olimpíada em 2022

Premiação da Olimpíada em 2022

A terceira ação que deriva do projeto é a Olimpíada Matemática Univates, que, em 2022, esteve na 24ª edição e foi realizada no dia 19 de outubro, com provas aplicadas nas escolas participantes. Atuam no projeto quatro professoras e duas bolsistas. Na Prova da Olimpíada de Matemática da Univates é necessário que os alunos apresentem a resolução de todas as questões. Tais resoluções são analisadas com o intuito de obter indicativos para a elaboração da prova do ano seguinte.

O público-alvo das oficinas são alunos da Educação Básica desde o 4º ano do Ensino Fundamental. As provas da Olimpíada são destinadas aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Participam escolas da região do Vale do Taquari e algumas de fora do Vale.

Em 2021 ocorreu a participação de 75 alunos de três escolas em oficinas. Na prova da 23ª Olimpíada Matemática da Univates, participaram 2.705 alunos de 45 escolas. Em 19 de outubro de 2022 aconteceu a 24ª edição da Olimpíada, que contou com a participação de 1.850 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de 55 escolas do Vale do Taquari e de regiões próximas.

Premiação da Olimpíada em 2011

Premiação da Olimpíada em 2011

Tuane Eggers

Premiação da Olimpíada em 2011
Premiação da Olimpíada em 2011

Tuane Eggers

Premiação da Olimpíada em 2012
Premiação da Olimpíada em 2012

Tuane Eggers

Premiação da Olimpíada em 2013
Premiação da Olimpíada em 2013

Tuane Eggers

Premiação da Olimpíada em 2014
Premiação da Olimpíada em 2014

Nathália Braga

Premiação da Olimpíada em 2015
Premiação da Olimpíada em 2015

Artur Dullius

Premiação da Olimpíada em 2016
Premiação da Olimpíada em 2016

Tiago Silva

Premiação da Olimpíada em 2017
Premiação da Olimpíada em 2017

Artur Dullius

Premiação da Olimpíada em 2018
Premiação da Olimpíada em 2018

Ana Amélia Ritt

Resultados

A Universidade espera que as ações propostas contribuam para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, do espírito investigativo e do raciocínio lógico dos sujeitos envolvidos. Além disso, que incentivem os professores a levar para a sala de aula questões desafiadoras, que despertem nos estudantes o interesse em resolver problemas matemáticos utilizando estratégias diferenciadas, e não apenas o uso de fórmulas.

As ações do projeto têm como premissa a realização de atividades em grupos - a prova pode ser realizada em duplas e os desafios das oficinas presenciais são realizados em pequenos grupos -, o que acaba fomentando habilidades como interagir entre pessoas, comunicar(-se), organizar(-se), liderar, escrever, argumentar, trabalhar em grupo e perceber a diversidade de saberes que emergem nas relações com as comunidades. 

A resolução de desafios requer atenção e interpretação da situação, persistência no momento da resolução, criatividade para o uso de estratégias diferenciadas. Essas habilidades – interpretação, atenção, criatividade, persistência – são importantes na formação do estudante como pessoa e profissional. 

Notou-se, no decorrer das ações, envolvimento dos participantes, criatividade na resolução de problemas, uso de estratégias diferenciadas e dedicação na resolução das tarefas. Com base nesse resultado, pode-se inferir que as ações estão auxiliando no desenvolvimento do raciocínio lógico e, consequentemente, na melhoria do ensino de matemática na Educação Básica. 

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