Univates seleciona novos bolsistas para projetos de pesquisa

Postado as 06/01/2023 13:58:36

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu três processos seletivos para bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI, níveis 1, 2 e 3, em conformidade com o Programa Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Os processos seletivos terão duas etapas, sendo a primeira a análise e a seleção de currículos e a segunda entrevista por videoconferência. Os resultados serão divulgados na página univates.br/editais conforme o cronograma de cada edital.

Os editais dos três processos seletivos podem ser acessados na página univates.br/editais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5614.

Conheça os projetos de pesquisa

- “Bioprodutos para o controle biológico de ácaros hematófagos na cadeia avícola gaúcha”

O projeto de pesquisa “Bioprodutos para o controle biológico de ácaros hematófagos na cadeia avícola gaúcha” é coordenado pelo professor Noeli Juarez Ferla. Tem como objetivo implementar um modelo de produção em escala comercial de ácaros predadores como agentes biológicos a serem empregados no controle de populações de ácaros hematófagos da cadeia avícola gaúcha.

A bolsa nível DTI 1 é destinada a profissionais com titulação de doutor, na área de Ciências da Vida.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2023, no link univates.br/sistemas/inscricoes/processo-6524. As entrevistas irão ocorrer nos dias 16 e 17 de janeiro e a divulgação do resultado será realizada até o dia 23 de janeiro. A bolsa terá duração de 36 meses, a partir de 1º de fevereiro de 2023.

Natália Bottoni

- “Diagnóstico de patógenos e controle de ácaros ectoparasitos na avicultura”

O projeto de pesquisa “Diagnóstico de patógenos e controle de ácaros ectoparasitos na avicultura” é coordenado pelo professor Guilherme Liberato da Silva. Tem como objetivos diagnosticar os microrganismos patogênicos presentes no ácaro Dermanyssus gallinae e avaliar, por meio do uso de biomoléculas, estratégias de controle desse ectoparasito.

Para este projeto serão selecionados dois bolsistas da categoria DTI 2 e um da categoria DTI 3. As duas bolsas nível 2 são destinadas a profissionais com mestrado em áreas ligadas às Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Agrárias, Veterinárias, Ciências da Saúde ou Interdisciplinar. O bolsista da categoria DTI 3 deverá ter graduação em Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina ou Veterinária.

As inscrições devem ser realizadas no link univates.br/sistemas/inscricoes/processo-6580 até o dia 3 de fevereiro de 2023. As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro. As bolsas terão duração de 36 meses, a partir de 1º de março de 2023.

“Biovales - Centro de Análises de Compostos Bioativos dos Vales”

O projeto de pesquisa “Biovales - Centro de Análises de Compostos Bioativos dos Vales” é coordenado pela professora Lucélia Hoehne. Tem como objetivo desenvolver metodologias de quantificação de compostos bioativos em plantas e algas verdes cultivadas na região dos Vales, usando a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (IR-FTIR), para posterior análise destes em plantas cultivadas por empresas e demais agricultores, sendo disponível para a comunidade.

Serão selecionados um bolsista DTI nível 1 e um bolsista DTI nível 2. O bolsista DTI 1 deve ter doutorado em áreas ligadas à Química, Biotecnologia, Ciências Ambientais e Ciências Biológicas ou em áreas afins. O bolsista da categoria DTI 2 deve ter mestrado em Química e Biotecnologia ou em áreas afins.

As inscrições devem ser realizadas no link univates.br/sistemas/inscricoes/processo-6601 até o dia 3 de fevereiro de 2023. As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro.As bolsas terão duração de 24 meses, a partir de 1º de março de 2023.

Requisitos necessários

Para participar das seleções, o candidato deverá atender aos requisitos previstos no Regulamento de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial ‒ DTI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs):

- ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;
- ser residente e domiciliado no Estado do Rio Grande do Sul durante a vigência da bolsa;
- ter currículo atualizado na Plataforma Lattes/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ‒ CNPq;
- não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;
- não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza;
- não ter vínculo de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, com a coordenadora do projeto;
- ter perfil adequado à atividade a ser desenvolvida e qualificação avaliada por meio das informações descritas no currículo Lattes/CNPq do candidato à bolsa;
- ter disponibilidade para cumprir a carga horária semanal de 40 (quarenta) horas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods