Reitoria da Univates recebe visita do comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil

Postado as 16/01/2023 16:39:55

Por Natalia Nissen

A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, receberam, na manhã de segunda-feira (16), o comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos. A visita objetivou aproximar a Instituição e o órgão federal e identificar ações que possam ser realizadas de forma conjunta, além de fortalecer aquelas que já estão em prática.

A Univates participa do Projeto Asshop - Comissão de Assistência Hospitalar, uma iniciativa da Marinha do Brasil para atender populações ribeirinhas da Amazônia. Recentemente, estudantes e professores dos cursos de Medicina e Odontologia realizaram uma missão assistencial na Amazônia.

Segundo Cyrne, uma das possibilidades identificadas é a realização de projetos de pesquisa que tenham a Economia Azul e o rio Taquari como objetos de estudo dos programas de pós-graduação, com abordagem direcionada às questões ambientais e de logística. A Univates também colocou-se à disposição para atuar em parceria com a Marinha para a melhoria do uso dos recursos hídricos, gerando benefícios para a sociedade como um todo.

Natalia Nissen

O encontro ainda contou com a presença do assessor de Relações Institucionais do 5º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Luciano Peres de Novais; do presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) de Porto Alegre, Paulo Renato Möller Paradeda; do capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Átrio de Oliveira Cruz; do Capitão de Mar e Guerra Rodrigo da Silva Tavares, que assumirá o posto de Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Porto Alegre no fim deste mês; e do membro da Soamar Tito Lopes da Luz.

Logo ods