Formanda de Publicidade e Propaganda da Univates analisa a representação de peles femininas nas comunicações de marcas

Postado as 24/01/2023 09:20:57

Por Pietra Darde

Representatividade e pertencimento são conceitos importantes para marcas que querem construir um bom relacionamento com seus consumidores. A formanda do curso de Publicidade e Propaganda Milena Gregory, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade do Vale do Taquari - Univates, objetivou mostrar como a Sallve, uma marca de cosméticos brasileira, representa as peles femininas em suas comunicações e entender, por meio de pesquisa, se elas interferem na aceitação feminina.

Sallve/Reprodução

Milena conta que sempre se interessou pelo mundo da moda e beleza, não sendo diferente no momento de escolher o tema de seu TCC. “Escolhi um assunto que ainda não tinha visto sendo  tratado e que fosse de grande importância, como a representatividade e normalização de peles reais. Muitas marcas de beleza ainda não utilizam pessoas reais em suas comunicações, priorizando apenas corpos e peles considerados padrões, por isso tive a necessidade de abordar esse tema, fazendo um estudo de caso com a marca Sallve”, explica.

Em seu trabalho, Milena utilizou diferentes procedimentos técnicos para a coleta de dados, como a pesquisa bibliográfica e  a aplicação de um questionário com pessoas que tiveram experiências práticas sobre o assunto. Na pesquisa bibliográfica, a formanda apresentou os conceitos de marketing, brand equity, marca e posicionamento, explicando de que maneira esses temas se conectam para criar uma marca sólida e com estrutura.

O questionário foi aplicado com consumidoras da Sallve, as quais têm diferentes cores de pele. A pesquisa contou com 23 perguntas sobre a consumidora e seu relacionamento com a marca. As perguntas, em sua maioria, eram abertas para que cada consumidora pudesse argumentar livremente sobre as suas opiniões e sentimentos.

Resultados

Milena percebeu que as consumidoras responderam ao questionário mencionando a representação de todos os tipos de pele nas comunicações da marca e que elas sentem que a Sallve constrói um relacionamento com seus consumidores.

Ainda, a formanda identificou que foi possível traçar um perfil semelhante entre as respondentes, sendo todas mulheres, com idades entre 18 e 34 anos, que em sua maioria consomem os produtos por conta da sua qualidade e por sentirem que a marca se importa com a sua pele de verdade. Porém, foi verificado que elas não utilizam somente Sallve, pois também consomem outras marcas.

Milena, após a análise do trabalho, concluiu que a marca está muito bem posicionada na mente dos consumidores, por meio da ótima percepção da marca e dos benefícios de seus produtos por parte de quem os consome.

Luís Schwartzer/ Acervo Pessoal

“Com o trabalho percebeu-se o quanto as mulheres de diferentes peles, sendo elas brancas, pardas, pretas ou amarelas, sentem-se representadas pela Sallve, e ainda acreditam que a marca ajuda na aceitação da sua pele da forma como ela é. Isso acontece pela proposta clara da marca de ser diferente e de não vender longas rotinas de beleza, o que não condiz com o cotidiano das pessoas, além de não criar um padrão inalcançável e excludente de beleza”, conclui a formanda.

Logo ods