Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ideia selecionada no edital Acelera 2.0 visa a introduzir educação financeira nas escolas municipais de Lajeado

Postado as 31/01/2023 10:42:16

Por Lucas George Wendt

Com informações do Grupo Independente 

O resultado do edital Acelera 2.0 do Pro_Move foi divulgado ainda em dezembro de 2022 e selecionou 15 ideias para serem fomentadas e receberem mentorias. Todas promovem a inovação, têm foco na cidade e buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo como ponto de convergência a população de Lajeado.

Uma das ideias visa à introdução da educação financeira nas escolas municipais, por meio da gamificação. Em entrevista ao Acorda Rio Grande desta segunda-feira, 30, Bruno Nonnemacher Buttenbender, um dos responsáveis pelo projeto, falou sobre a proposta e sua história na busca por desenvolvimento e inovação para as cidades.

Natural de Santo Cristo e formado em Administração, Buttenbender veio para Lajeado em busca da Pós-Graduação. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, ele cursou mestrado e doutorado em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). Por meio das professoras Simone Stülp e Cintia Agostini, conheceu o Pro_Move Lajeado.

 

Viviane Laggemann

Quando ficou sabendo do edital Acelera 2.0, Buttenbender já integrava o Innovation Club, que é uma ação da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil) junto com a empresa Paes Digital. O grupo tem o objetivo de trocar experiências e compartilhar assuntos comuns voltados aos temas da inovação.

Segundo Buttenbender, a ideia de introduzir educação financeira nas escolas públicas municipais une a transformação digital com o processo de aprendizado nas escolas. O projeto deve propor atividades extraclasse por meio da gamificação para o ensino, sem deixar de lado o estudo obrigatório. 

Buttenbender explicou que se busca ofertar uma dinâmica mais atraente para que os estudantes participem da atividade e aprendam algo novo. Confira aqui a íntegra da entrevista que Buttenbender concedeu ao Grupo Independente. 

Saiba mais 

O programa de aceleração de negócios é promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura (Sedetag), em parceria com o Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), Sebrae/RS e Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil). Com um investimento da Administração Municipal de cerca de R$ 100 mil, os 15 projetos selecionados (de pessoas físicas e jurídicas) passarão por mentorias e qualificações intensivas no Sebrae X. 

Ao final dos encontros e depois de desenvolvidos, três projetos receberão investimentos, e os dois projetos com mais destaque serão contemplados com mais mentorias, curadoria da Agil por um período mínimo de seis meses, e serão incubadas no Labilá, Tecnovates ou outro local que possa contribuir com a ideia.  As três melhores propostas também receberão como premiação a oportunidade para que um representante apresente o pitch (apresentação curta e objetiva) no palco “Sebrae Like a Boss”, no Gramado Summit 2023.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods