Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Palestra dá início às atividades de 2023 do programa Cada Jovem Conta, do Pacto Lajeado Paz

Postado as 07/02/2023 09:18:36

Por Lucas George Wendt

O programa Pacto Lajeado Pela Paz, da Prefeitura de Lajeado, realiza na quarta-feira, 8 de fevereiro, uma palestra para os profissionais que atuam no programa Cada Jovem Conta. O encontro ocorre no auditório do Prédio 16 da Universidade do Vale do Taquari – Univates, a partir das 13h, e dá início às atividades de 2023. O destaque é a participação de Jorge Trevisol, doutor em educação.

Conforme a coordenadora do Pacto Lajeado Pela Paz, Tânia Fröhlich Rodrigues, o CJC é uma rede de pessoas que se conecta para um olhar de transformação positiva sobre a realidade dos jovens, possibilitando novas oportunidades.

“Para manter este grupo de pessoas fortalecidas de forma individual e também coletiva, nós do Pacto pensamos em proporcionar um momento de autocuidado e fortalecimento para os integrantes da rede”, explica Tânia.

A programação inicia com a palestra de Trevisol, que além de doutor em educação é mestre em psicologia e em espiritualidade, filósofo, teólogo, cantor e compositor. Ele abordará o tema “Cuidar de si para cuidar dos outros”. Conforme Tânia, as palestras de Trevisol proporcionam uma reflexão sobre o amor interno e a jornada que é possível fazer em relacionamos com o próximo.

A segunda conversa da tarde é com a psicóloga Graziela Ely, autora do livro “Sonhos existem para serem realizados”, que também dá nome à palestra. Durante sua fala, Graziela apresentará registros fotográficos e os olhares e histórias que existem por trás de cada imagem.

Graziela Ely

Graziela Ely

Divulgação/Acervo pessoal

Graziela Ely
Graziela Ely

Divulgação/Acervo pessoal

Jorge Trevisol
Jorge Trevisol

Divulgação/Apeme

Conheça o programa

O Cada Jovem Conta é um programa de prevenção secundária, voltado a identificar, de forma precoce, adolescentes e jovens com comportamentos de risco e desenvolver ações integradas entre as áreas de Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer para prevenir a evolução destes comportamentos.

Dentre seus objetivos estão reduzir a evasão escolar, fomentar o desenvolvimento de fatores positivos e aumentar os fatores protetivos, ampliar as oportunidades oferecidas aos jovens e fortalecer o vínculo familiar entre as crianças e adolescentes e suas famílias.

As crianças e adolescentes incluídos no programa são acompanhados por um grupo de profissionais, que conta com a Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacia de Atendimento à Mulher, Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN) e Associação Marinês.

Os territórios do Programa foram definidos por meio de um índice de vulnerabilidade escolar calculado pelos dados de repetência, evasão e distorção idade/ano.

O evento:

13h – Recepção

13h15 – Abertura

13h30 – Palestra “Cuidar de si para cuidar dos outros”, com Jorge Trevisol

15h30 – Intervalo

15h45 – Palestra “Sonhos existem para serem realizados”, com Graziela Ely

17h – Encerramento

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4