Univates celebra trajetórias de mulheres no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Postado as 10/02/2023 16:17:42

Por Lucas George Wendt

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado anualmente em 11 de fevereiro, é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – Stem).

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diversas são as histórias de mulheres inspiradoras. Os dados mais recentes do Relatório de Atividades Sociais da Fundação Univates (2021) registram que os postos de trabalho ocupados por mulheres eram 982, do total de 1.511. Essas quase mil mulheres são funcionárias técnico-administrativas, professoras, pesquisadoras e/ou cientistas. No caso das estudantes da Instituição, que, em todos os níveis de ensino da Universidade (cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação), superam o número de estudantes homens, muitas são estagiárias ou bolsistas e aspiram a carreiras na ciência.

Divulgação/Univates

Hoje apresentamos as histórias de três meninas e mulheres que encontraram na Univates o espaço para a concretização de suas trajetórias de vida na ciência.

Conheça as estudantes Alice Wagner Pies e Isadora Kahmann Zuege, que participaram da última Feira de Ciências da Univates e conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Médio e Ensino Profissionalizante com a sua pesquisa sobre avaliação bacteriana no ambiente escolar. Clique aqui para conferir o vídeo:

Também apresentamos Cláudia Schlabitz, que é diplomada do curso de Química Industrial da Univates e está finalizando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Confira como ela recorda sua trajetória na Instituição.

Divulgação/Univates

“Iniciei a graduação em 2003, aos meus 18 anos, no curso de Química Industrial. Algum tempo depois iniciei um estágio nos Laboratórios de Química da Univates e fui efetivada no ano seguinte. Em 2009 tive oportunidade de atuar como coordenadora dos Laboratórios de Ensino na Univates. Formei-me em 2011A e decidi esperar um pouco para continuar os estudos. Em 2012A fiz parte da primeira turma do mestrado do PPGBiotec, estudando o reaproveitamento de soro de ricota na elaboração de bebida láctea funcional, no projeto da professora Claucia de Souza, com orientação da professora Lucélia Hoehne. Continuei trabalhando na Univates, cursando as disciplinas e, eventualmente, virando noites no laboratório. Mas valeu a pena: meu trabalho recebeu menção honrosa no Prêmio Univates de Dissertação em 2014. Após mais uma pausa nos estudos, no final de 2018 fiquei sabendo que a Univates tinha recebido bolsas de uma nova modalidade, o Doutorado Acadêmico para Inovação ‒ DAI, com projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em parceria com a indústria. Considerei a proposta interessante e me candidatei para a bolsa com a temática ‘Aproveitamento de levedura da produção de cerveja para nutrição animal’. Fui selecionada e, agora, quase quatro anos depois, estou finalizando o doutorado”.

Clique aqui para conferir o vídeo.

Podcast

Para celebrar a data, no Desenrola Aí, Pietra Darde e Natália Richter conversam sobre a participação feminina na ciência com a doutora pelo PPGBiotec Giseli Buffon, CEO da Syntalgae, empresa incubada no Tecnovates; e com a diplomada do curso de Ciências Exatas (Licenciatura em Física, Química e Matemática) Christine Inês Brauwers, professora que realiza na escola onde trabalha uma ação de incentivo à participação de meninas na ciência. O episódio está disponível neste link.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods