Divulgação/Univates

Projeto busca 500 voluntários no Vale do Taquari

Postado as 13/02/2023 14:36:45

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Responsável por articular, no Brasil, um estudo coordenado pelo Instituto Karolinska, da Suécia, e pelo Centro Sueco para Pesquisa de Suicídio e Prevenção de Doenças Mentais (NASP, na sigla em inglês), a Universidade do Vale do Taquari - Univates busca 500 voluntários residentes no Vale do Taquari para participarem do estudo. Podem participar da pesquisa pessoas que tenham entre 18 e 65 anos de idade, que residam em qualquer um dos municípios da região e que tenham como realizar o deslocamento até o campus da Univates em Lajeado (Av. Avelino Talini, 171 - bairro Universitário).

O estudo é realizado em Lajeado, a partir do Laboratório de Pesquisa Translacional em Comportamento Suicida (Lapets), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), e coordenado pelo psiquiatra, professor e pesquisador Flávio Shansis.  A investigação envolverá o acompanhamento de 360 pessoas com tentativa de suicídio e outras 500 pessoas da comunidade. É para esta etapa da investigação que os moradores do Vale do Taquari estão sendo convidados a participar do estudo.

A partir das características da população do Vale será possível, nas etapas seguintes da pesquisa, estabelecer comparações entre componentes comportamentais e genéticos na região, e também internacionalmente, com populações de outras partes do mundo em que a pesquisa está sendo realizada. O estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) da Univates. A participação dos voluntários inclui a resposta a questionários e a opcional coleta de sangue. A equipe de pesquisa envolve psiquiatras, médicos, biólogos e outros pesquisadores treinados, que acompanham os participantes durante todo o processo.

Como participar?

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato pelo  WhatsApp (51) 99848-8711 para receber informações e orientações iniciais.

Artur Dullius

Importância do tema para o Vale

Shansis acredita que esse tema é relevante para os Vales do Taquari e do Rio Pardo, que concentram altos índices de suicídio em sua população. Segundo os dados oficiais mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, de 2017, das cinco cidades com maior prevalência de suicídio no Brasil, três estão no Rio Grande do Sul, sendo duas do Vale do Taquari ‒ as que ocupam a primeira e a terceira posições.

“A Univates está abraçando esse tema, que tem grande relevância comunitária”, afirma Shansis, coordenador brasileiro do estudo. “É uma abordagem científica para questões que, até o momento, são conjecturas. Esse trabalho é fundamental para que possamos entender o que se passa com as pessoas que tentam suicídio. Em longo prazo, espera-se que possamos contribuir para a diminuição dos índices de suicído nos Vales do Taquari e do Rio Pardo, talvez com a implementação de políticas públicas de prevenção”. Para o docente, os dados da pesquisa já contribuem para a formação de recursos humanos que investigam o tema do suicídio, bem como seu tratamento e prevenção.

Pessoas residentes nas seguintes cidades podem participar

Anta Gorda
Arroio do Meio