Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Universo Univates, área dedicada a acompanhar a jornada do estudante na Universidade, apresenta números de 2022

Postado as 14/02/2023 10:37:14

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

 

O Universo Univates foi criado em 2022, sendo a nova área responsável pelo acompanhamento da jornada do estudante na Universidade do Vale do Taquari - Univates. O setor é a reunião das equipes da Rede de Carreiras e Rede de Cuidado, além das atividades do Atendimento Univates. Nela também foram agregadas as ações de relacionamento e comunicação com os estudantes. O Uniapren e o atendimento Psicopedagógico se juntam para criar o Apoio à Aprendizagem.  

Confira os números

Acolhida 

+ de 90 bixos participaram da ação de acolhida presencial em julho

+ de 300 estudantes participaram da ação de acolhida presencial na primeira semana de aula

+ de 600 estudantes da EAD participaram das ações de acolhida ao longo do ano

 

Atendimentos 

14.490 atendimentos realizados presencialmente, por chat, telefone, e-mail no Atendimento Univates 

739 horas de monitoria foram realizadas em áreas como Computação, Informática, Língua Portuguesa e Matemática. 

301 atendimentos psicológicos foram realizados 

602 atendimentos psicopedagógicos 

+de 1.500 horas de interpretação em Libras foram realizadas ao longo do ano 

140 atendimentos de orientação profissional 

 

Ações 

Cerca de 100 mil logins foram feitos na Plataforma de Carreiras 

16.292 currículos de estudantes e diplomados foram enviados para mais de 2,5 mil vagas 

50 mentores voluntários participaram do Programa de Mentoria 

 

Trilha de Carreiras 

20 abrangidos 

462 estudantes acompanhados 

1991 pessoas participaram de 94 eventos de carreiras, com destaque para o Crie Oportunidades 

 

Rede de Cuidado 

124 pessoas participaram das oficina de Rede de Cuidado 

456 pessoas participaram de 30 oficinas do Apoio à Aprendizagem

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Outras ações 

O setor também esteve envolvido em projetos e campanhas diversos, como ações para ampliar a comunicação com os estudantes, estruturação de um projeto de onboarding para acompanhamento dos estudantes ingressantes em 2023, identificação dos principais motivos de evasão, comunicação com coordenadores, implementação de novo layout para Plataforma de Carreiras, realização de uma pesquisa de empregabilidade, entre outros.  

Confira o que explica a coordenadora do Universo Univates, psicóloga Janaína Schneider, sobre os propósitos da área. 

O que os estudantes podem esperar?

“Os estudantes da Univates podem esperar, a partir dessa integração, mudanças ainda mais positivas em processos relacionados à sua jornada, como um acompanhamento personalizado e a oferta mais efetiva dos serviços de acordo com a sua necessidade”, explica a gestora. Com isso, conforme a psicóloga, a Univates se compromete a proporcionar uma experiência diferenciada, tendo em vista a estrutura e os serviços que já estão à disposição dos estudantes. 

Ela explica que pensar a jornada do estudante uma vez que ele se torna aluno é uma tendência nas instituições de ensino: “O que é muito positivo, pois quanto mais ampliamos as práticas de permanência, mais estreitamos nosso relacionamento e melhoramos nossa forma de trabalho, colocando o estudante no centro de todas as decisões. Mais do que uma área, entendo que é uma cultura que tende a se disseminar por todas as áreas”. 

Dentre os desafios do Universo Univates estão, conforme a gestora, melhorar a comunicação com os estudantes. “Entender profundamente todos os pontos da jornada e se e como o aluno gostaria de se comunicar conosco nesses momentos. A partir disso, tendo feedbacks mais constantes e frequentes, podemos promover mudanças significativas na rotina dos estudantes”. 

A Universidade, dessa forma, espera poder focar em ações que gerem valor, experiências positivas e sensação de pertencimento e acolhimento para os estudantes. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods