Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Seis mil professores, monitores e gestores de educação participaram de capacitações promovidas pela Univates em 2022

Postado as 22/02/2023 11:35:17

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Profissionais da rede municipal de educação de Santa Clara do Sul, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Lajeado, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Anta Gorda, Putinga, Encantado, Guaporé, Muçum, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Taquari, Carlos Barbosa, Marques de Souza, Nova Mutum, Arroio do Meio, Venâncio Aires, Teutônia, Pouso Novo e Garibaldi participaram de formações desenvolvidas pelo Núcleo de Assessoria Pedagógica Externa - APE da Univates em 2022. 

A APE possibilita à Universidade do Vale do Taquari - Univates o diálogo com a comunidade e, às escolas e Secretarias de Educação, a interlocução com a Universidade. Ao todo, os 23 municípios contaram com ações que alcançaram quase 6 mil pessoas. Parte das ações foi realizada em parceria com o Sicredi e todas as iniciativas tiveram apoio das Prefeituras locais. 

Por meio de palestras e oficinas, as atividades da APE são desenvolvidas com o objetivo de estabelecer parcerias com escolas municipais, estaduais e privadas para promover melhorias com e para a comunidade escolar, por meio da formação continuada de professores. 

Carlos Barbosa

Carlos Barbosa

Divulgação

Carlos Barbosa
Carlos Barbosa

Divulgação

Teutônia
Teutônia

Pietra Darde

Marques de Souza
Marques de Souza

Lucas George Wendt

Entre as temáticas desenvolvidas nas assessorias estão planejamento, rotinas na Educação Infantil, alfabetização, jogos linguísticos e matemáticos, qualificação das equipes gestoras, formação cultural do docente, avaliação, ludicidade, metodologias de aprendizagem e de ensino, ensino de jovens e adultos, interação família e escola, pesquisa e formação docente, entre outras. Os ministrantes são profissionais contratados pela Universidade, docentes e profissionais técnico-administrativos com experiência em diversas áreas. 

Os assuntos podem ser trabalhados por meio de palestras ou oficinas de acordo com a demanda das escolas ou de órgãos de educação. Para isso, as instituições interessadas devem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail ape@univates.br.

Com atividades desde o início de julho de 2022, em setembro do ano passado uma formação para Teutônia foi finalizada na Univates. Na ocasião, a coordenadora da Secretaria da Educação do município, Ana Cristina Petter,  destacou que “oportunizar momentos de estudo e de reflexão é imprescindível em tempos que exigem do professor o enfrentamento diário de desafios. A formação desenvolvida pela Univates mobilizou o pensar pedagógico em falas, interações e ações significativas. Trouxe o envolvimento ativo e o repensar da gestão e da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, dentro dos espaços escolares, culminando em um momento ímpar na Universidade, possibilitando aos professores a experienciar novamente a vivência de serem seres aprendentes”.

O encerramento da atividade na Univates possibilitou que os participantes vivenciassem e experimentassem os espaços da Universidade. Entre os participantes esteve o professor de Biologia Evandro Biondo, que é ex-aluno da Instituição. Ele avaliou a formação de forma positiva.  “Gostei muito da formação. Recebemos todo o suporte necessário. As atividades foram importantes e podem ser utilizadas em nossas aulas práticas. Voltei à Univates depois de um bom tempo. Fiz graduação, pós-graduação e mestrado na Instituição. Tenho boas lembranças e o sentimento de felicidade por poder voltar e por meio de uma formação para docentes poder construir mais aprendizado”, contou Evandro. 

Divulgação

Saiba mais

Como resultado das ações do programa, espera-se a qualificação dos professores do Vale do Taquari/RS e da Serra/RS, bem como de Nova Mutum/MT, priorizando a reflexão dos profissionais e responsáveis pelos setores da educação e, a partir desses movimentos, contribuir para o ensino e a aprendizagem de qualidade nas instituições das diferentes regiões onde a APE atua. Essa é uma das iniciativas que vão ao encontro da missão da Univates de compartilhar o conhecimento produzido, visando a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Logo ods