Lucas George Wendt

Cidades da região do Vale do Taquari e Serra capacitam seus professores com auxílio da Univates

Postado as 23/02/2023 11:18:35

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Formação em Capitão

A área de Assessorias Pedagógicas Externas (APE) possibilita à Universidade do Vale do Taquari - Univates o diálogo com a comunidade e, às escolas e Secretarias de Educação, a interlocução com a Universidade. Essa interface, para professores, monitores e equipes da área da educação, resulta na qualificação de suas práticas.

Por meio de palestras e oficinas, as atividades da APE são desenvolvidas com o objetivo de estabelecer parcerias com escolas municipais, estaduais e privadas, para promover melhorias com e para a comunidade escolar, por meio da formação continuada de professores.

Somente no começo de 2023 diversas cidades da região do Vale do Taquari e áreas no entorno, como a Serra, realizaram ações. Garibaldi, Cruzeiro do Sul, Westfália, Imigrante, Colinas, Poço das Antas, Teutônia, Boa Vista do Sul e Capitão são municípios que contaram com o apoio de profissionais da Universidade para a qualificação de suas equipes.

Confira as formações já realizadas e datas programadas para o ano 2023

Município: Boa Vista do Sul

Público-alvo: Formação de professores e auxiliares do município de Boa Vista do Sul

Datas: 18/03, 15/04, 13/05 e 08/07

Município: Teutônia

Público-alvo: Formações Colégio Teutônia

Datas: 14/02, 04/04 e 05/08

Município: Prefeitura Municipal de Capitão

Público-alvo: Formações para professores e monitores do município de Capitão

Datas: 26/01, 09/02, 15/04 e 17/07

Municipais: Prefeituras Municipais de Imigrante e Colinas

Público-alvo: Formação para professores da Educação Infantil e dos anos finais de  Imigrante e Colinas

Datas: 09/02, 11/02, 04/03, 18/03, 1o/04, 15/04, 20/05, 03/06, 17/06, 15/07, 20/07, 19/08 e 18/11

Município: Formação de gestores dos municípios de Imigrante, Colinas, Poço das Antas e Westfália

Público-alvo: Secretaria de Educação Imigrante, Colinas, Poço das Antas e Westfália

Datas: 1o/02, 13/03 e 10/04

Município: Imigrante, Colinas e Poço das Antas

Público-alvo: Formação de Professores G7 - Anos Iniciais

Datas: 09/02, 04/03, 1o/04, 06/05, 03/06, 20/07 e 11/11

Município: Garibaldi

Público-alvo: Secretaria de Educação Garibaldi

Datas: 10/02, 13/02, 15/04, 17/06 e 21/10

Formação em Progresso

Formação em Progresso

Formação em Imigrante, Westfália, Colinas e Poço das Antas

No dia 1o de fevereiro, uma formação, parceria entre Univates e administrações municipais de Imigrante, Westfália, Colinas e Poço das Antas, foi realizada. “O grupo foi incrível. Todos, muito motivados e engajados nas atividades, mostraram-se abertos a pensar ‘fora da caixa’, buscando estratégias criativas para solução de problemas e desenvolvimento de suas equipes. É um privilégio fazer parte deste projeto e contribuir para o crescimento das cidades envolvidas por meio do investimento em educação e qualificação de suas equipes de gestores”, declarou Roberta Acorsi, ministrante da formação. Roberta é coordenadora pedagógica do Senai Lajeado e assessora pedagógica da Univates.

Formação para Imigrante, Westfália, Colinas e Poço das Antas

O secretário de Educação de Imigrante, Carlos Alexandre Lutterbeck, explicou que o curso foi pensado em conjunto com os municípios de Westfália, Colinas e Poço das Antas. “Temos muitas questões similares, até por estarmos geograficamente próximos. Os desafios são semelhantes. Enquanto secretários, entendemos que essa seria uma excelente oportunidade de crescimento conjunto”, explica.

Formação para Imigrante, Westfália, Colinas e Poço das Antas

O secretário falou, também, sobre a importância da formação para as equipes diretivas e servidores da Educação. “Por meio dela, estamos qualificando nossas equipes diretivas, e nós, enquanto servidores da secretaria de Educação. Não é tarefa fácil gerir, estar à frente, trabalhar com pessoas, porque elas têm desejos e necessidades diferentes. Buscamos essa formação para que possamos dar suporte a todas as equipes diretivas, para que tenhamos profissionais felizes no seu ambiente de trabalho, podendo mediar e agir da melhor forma diante das diversas situações da rotina escolar”, disse.

Saiba mais

Os assuntos podem ser trabalhados por meio de palestras ou oficinas de acordo com a demanda das escolas ou de órgãos de educação. Para isso, as instituições interessadas devem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5646, WhatsApp 5199614-5442 ou e-mail comercial@univates.br

Logo ods-4