Nicole Morás

Pesquisa sobre potencial bioherbicida de folhas de erva-mate busca bolsistas para atuarem com vínculo com a Fapergs

Postado as 14/03/2023 09:31:24

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu processo seletivo para bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI, nível 3, em conformidade com o Programa Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul. As inscrições encerram em 17 de março.

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de um bioherbicida a partir de extratos de erva-mate”, no qual atuará o bolsista, é coordenado pela professora Elisete Maria de Freitas. Tem como objetivo avaliar a viabilidade para o desenvolvimento de um herbicida natural com extratos aquosos de folhas, frutos verdes e/ou frutos maduros de I. paraguariensis como alternativa ao uso de agrotóxicos.

O edital seleciona um profissional para a categoria DTI 3, destinada a pessoas com  nível superior concluído - curso de graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Agronomia, Química ou afins. A bolsa DTI 3 terá início em 1º de abril de 2023 e será finalizada após 36 meses. A remuneração é de R$ 1.100,00 mensais.

O processo seletivo é composto por duas etapas, sendo a primeira análise e seleção de currículos e a segunda entrevista por videoconferência. Os resultados serão divulgados na página univates.br/editais, conforme o cronograma do edital.

O edital pode ser conferido na página univates.br/editais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5614.

Requisitos necessários

Para participar das seleções, o candidato deverá atender aos requisitos previstos no Regulamento de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial ‒ DTI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs):

- ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;

- ser residente e domiciliado no Estado do Rio Grande do Sul durante a vigência da

bolsa;

- ter currículo atualizado na Plataforma Lattes/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ‒ CNPq;

- não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

- não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza;

- não ter vínculo de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, com a coordenadora do projeto;

- ter perfil adequado à atividade a ser desenvolvida e qualificação avaliada por meio das informações descritas no currículo Lattes/CNPq do candidato à bolsa;

- ter disponibilidade para cumprir carga horária semanal de 40 (quarenta) horas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods