Vocal Univates realiza primeiro ensaio

Postado as 16/03/2023 16:51:54

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

No dia 7 de março foi realizado o primeiro ensaio do Vocal Univates, grupo de canto coral recém instituído pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. O Vocal Univates é uma atividade beneficente da Fundação Univates, de natureza artístico-cultural, que objetiva o desenvolvimento e o bem-estar humano, oportunizando aprendizado e difusão da cultura coral e musical.

O grupo é regido pelo bacharel em Música Martin Altevogt e integrado por técnico-administrativos, docentes e estagiários da Instituição. O trabalho está iniciando, mas logo estará com os quatro naipes e vozes constituídos: soprano, contraltos, tenor e baixo, que é a composição tradicional de um coral misto, integrado por vozes femininas e masculinas. A acomodação em naipes se dá a partir das características mais aproximadas de cada voz; uma nunca é igual a outra, mas tessitura e extensão vocal são avaliadas para definir o agrupamento.

Os ensaios são realizados às terças-feiras, das 16h30min às 18h. A expectativa é que o Vocal Univates, após alguns meses de trabalho de aprimoramento vocal de seus integrantes e construção de um repertório, possa se apresentar em eventos institucionais e também em atividades externas, representando a Universidade.

O canto coral é uma tradição que remonta de muitos séculos, e ainda é muito popular. Existem muitos tipos diferentes de corais, incluindo corais religiosos, coros de ópera, corais populares e corais infantis. Há corais constituídos somente por vozes femininas, outros só por vozes masculinas. O modelo mais clássico e completo é o que se compõe de quatro naipes, como será o Vocal Univates.

Logo ods