Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Prática de estudante de Pedagogia aborda Dia Internacional da Mulher

Postado as 16/03/2023 17:28:18

Por Lucas George Wendt

A estudante Luciana Kich, 37, do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, realizou um trabalho com estudantes da Escola Estadual de Educação Fundamental Carlos Fett Filho, da cidade de Lajeado. Por meio de uma provocação e de uma pesquisa histórica, a estudante de Pedagogia, já formada no Magistério, instigou os seus alunos a refletirem sobre a data. 

“O objetivo era mostrar aos alunos o porquê do Dia Internacional da Mulher ser considerado uma data comemorativa e ser um símbolo de conquistas entre as mulheres”, detalha a docente. Por meio do planejamento de uma sequência didática, a estudante revela que houve um grande engajamento por parte dos seus alunos na atividade que realizou. “Percebi que a maioria dos alunos faziam a associação de mulher com a figura da mãe, e não sabiam realmente a verdadeira história da comemoração do Dia da Mulher”. 

Quando ela apresentou os acontecimentos históricos para a turma, todos ficaram surpresos. “No dia em que realizamos a pesquisa utilizando Chromebooks (em grupos), cada grupo ficou responsável por pesquisar sobre a vida e realizações importantes para a história do mundo feitas por duas mulheres diferentes. Os alunos também tiveram que desenhar as mulheres mais importantes para suas vidas”. 

Luciana também trabalhou a cópia do jornal que narra a notícia histórica de 8 de março de 1857 sobre o fato que é a gênese da instituição da data do Dia Internacional da Mulher. “Após reunirmos e analisarmos todas as informações, montamos um mural interativo, que ficou exposto no corredor da escola, para que os outros alunos também pudessem ter acesso a esse material”. A iniciativa foi destacada também em um publicação da 3ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE do RS. 

Sobre a influência da Universidade na realização de propostas diferenciadas com os seus estudantes, a futura pedagoga diz que “a Univates caminha comigo diariamente, nas minhas ações profissionais e até mesmo como pessoa que se transforma a cada dia, com mais conhecimento e experiências. Levo na minha vida uma caminhada com a Univates e, a cada dia, desde que resolvi retomar minha graduação, percebo, principalmente por meio de docentes maravilhosos com quem posso contar sempre, que estou no caminho certo, que fiz a escolha certa”, finaliza a estudante.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods