Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Laura Chouette/Unsplash

Dia Mundial da Poesia será celebrado com ações pela Univates

Postado as 17/03/2023 08:44:31

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O Dia Mundial da Poesia foi escolhido em 1999, na XXX Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar as trocas entre culturas. 

A data também oportuniza que novos autores sejam conhecidos pela sociedade, além de homenagear grandes autores. É celebrada pelo papel que a poesia representa em qualquer sociedade. A partir disso, o Núcleo de Cultura da Universidade do Vale do Taquari - Univates promove, com a parceria e curadoria da Academia Literária do Vale do Taquari - Alivat, a instalação intitulada “Poesia salva”.

Em ação conjunta com o curso de Letras da Universidade, no dia 29 de março será promovida uma oficina de elaboração de poesias ministrada pela professora doutora Rosiene Haetinger, no jardim entre os Prédios 2 e 7 da Univates, das 17h às 18h. O evento é voltado para o público feminino. Também serão distribuídos marcadores de textos pela Biblioteca Univates. Clique aqui para se inscrever. 

Ainda, com o objetivo de sensibilizar para a data quem passa pelo campus, poesias serão expostas nos Prédios 7, 8, 9, 11, 16, saguão da Biblioteca e do Teatro Univates, em formato impresso e também por meio de projeções. As poesias que serão expostas no campus da Univates contarão com versos de escritores da região e de outros poetas reconhecidos. 

Divulgação



“A ideia é apresentar o material nos corredores da Universidade, para que possa ser visto por toda comunidade que utiliza essas rotas de passagem e espaços de ocupação acadêmica”, explica Mariana Heemann Betti, coordenadora do setor de Cultura e Eventos da Univates. 

“A presença da poesia no campus será visual e reflexiva. A intenção é provocar a leitura e a interação das obras com o leitor, que elas estejam colorindo o campus e deixando o ambiente mais poético, ou seja, chamando a atenção do público. Também queremos trazer visibilidade para novos poetas e respaldar os que já se fazem presentes no imaginário da comunidade do Vale”, complementa a gestora. 

Confira os poetas participantes da ação

Aline Lenz

Alessandro Cenci

Gabriela Leal

Karen Daniela Pires

Manuel Bandeira

Carlos Drummond de Andrade

Pablo Neruda

Fernando Pessoa

Ruben Alves Vieira

Adriano Luis Turelli Spezia

Laura Peixoto

Mario Quintana

Paulo Leminski

Fontoura Xavier

Luís Vaz de Camões

O que é o Dia Mundial da Poesia?

O Dia Mundial da Poesia é celebrado anualmente no dia 21 de março. Foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1999, com o objetivo de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia em todo o mundo. A poesia é uma forma de arte que existe há séculos e é valorizada por sua capacidade de expressar emoções e sentimentos de maneira única e poderosa. O Dia Mundial da Poesia é uma oportunidade para celebrar essa forma de arte e sua capacidade de conectar as pessoas por meio das palavras.

Logo ods