Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai acontecer em Foz do Iguaçu

Postado as 20/03/2023 13:06:28

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 18 a 20 de abril de 2023. O evento volta a Foz do Iguaçu, onde teve, em 2018, a sua primeira edição no Sul do Brasil. Nos anos seguintes, o Fórum teve edições realizadas em Chapecó, Santa Catarina, em 2019, edição on-line em 2021, e em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, em abril de 2022.

O propósito do evento é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos Estados do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR) e também em todo o País. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

O Fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu/PR, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ‒ Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia/SC, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul/RS. A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera). A Universidade do Vale do Taquari - Univates é um dos apoiadores do evento. O professor Odorico Konrad, especialista em energias renováveis, está na programação do evento em painel no dia 19 de abril. 

As inscrições para o 5º Fórum devem ser feitas no site do evento: biogasebiometano.com.br.

Divulgação

Estrutura e Espaço de Negócios

O evento acontece no Golden Park Internacional Foz & Convenções, na área central de Foz do Iguaçu. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Souza Marques, coordenador do 5º Fórum, destaca os ambientes que serão oferecidos aos participantes, entre eles o “Espaço de Negócios”, que será ampliado nesta edição. Esse espaço é destinado para os expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias.

Programação

A programação tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil e terá como eixos principais painéis sobre: mercado de biogás e biometano; eficiência em plantas; caso de biogás na pecuária, indústria e saneamento; biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano; inserção do biometano no mercado de gás natural; novas aplicações e biorrefinarias de biogás; e financiamento de projetos de biogás. Os painéis ocorrem nos dias 18 e 19 de abril.

Antes mesmo de o fórum acontecer em Foz do Iguaçu, a programação prevê duas webinars preparatórias, no formato aberto, on-line e gratuito.

No dia 16 de março, ocorre a webinar “Biogás no Meio Rural”, promovida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC) e da Emater/RS-Ascar. No dia 30 de março será realizada a webinar “Aplicações Térmicas do Biogás”.

Visitas técnicas

A região Oeste do Paraná conta com uma diversidade de plantas de biogás e biometano. Foram organizados quatro roteiros para as visitas técnicas, no dia 20 de abril. São unidades instaladas em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e Toledo.

Roteiro 1: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde da Sanepar e Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional (em Foz do Iguaçu);

Roteiro 2: Planta de biogás da Unidade Frigorífica da Frimesa (Medianeira) e Planta de Biogás da Granja São Pedro - Colombari (São Miguel do Iguaçu);

Roteiro 3: Central de Bioenergia (Toledo) e EnerDinBo (Ouro Verde do Oeste);

Roteiro 4: Usina de Biogás ME-LE - Bioköhler (Toledo) e Central de Bioenergia (Toledo).

Prêmio Melhores do Biogás

Sucesso na última edição, o prêmio Melhores do Biogás Brasil volta para o 5º Fórum. A iniciativa premiará profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaque no setor no Brasil em 2022 e que estejam em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; e Plantas/unidades geradoras de biogás destaque. O regulamento e a lista para sugestão dos indicados podem ser acessados no site do 5º Fórum.

Eventos paralelos

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano abre espaço para eventos paralelos. Serão realizados seis encontros, de 17 a 19 de abril, com a seguinte programação: 

17/04 - segunda-feira

- Workshop de Tecnologias na Prática - Programa de Tropicalização de Tecnologias | Projetos GEF Biogás Brasil (inscrições abertas)

- Encontro da Rede Mulheres do Biogás (inscrições abertas)

 

18/04 - terça-feira

- Workshop de Extensionistas Rurais (para convidados)

- Matchmaking Compagas (para convidados)

 

19/04 - quarta-feira

- Reunião da Rede BiogasFort Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia (inscrições abertas)

- Assembleia da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (para convidados)

Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais: biogasebiometano.com.br, facebook.com/BiogaseBiometano, instagram.com/biogasebiometano e linkedin.com/company/biogasebiometano

O que é biogás - O biogás é uma fonte de energia que pode ser gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos de origem vegetal ou animal, que produzem uma mistura de gases, em sua maior parte composta por metano. Essa decomposição é conhecida como “digestão anaeróbia”, uma vez que não necessita de oxigênio para a formação do biogás. Ele é uma fonte de energia renovável despachável, capaz de gerar energia elétrica, térmica e produzir biometano. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.

Panorama do biogás – O último levantamento realizado pelo CIBiogás (Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil), com dados que integram o BiogásMap, refere-se ao ano de 2021. A entidade prepara um novo levantamento, que deverá ser divulgado durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Segundo a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil, em 2021 houve um aumento de 16% no número de plantas em operação e 10% no volume de biogás produzido, em comparação ao ano anterior (2020). O BiogásMap mostra 811 plantas de biogás no Brasil, sendo 755 em operação, cadastradas no ano de 2021. Os Estados que mais cresceram no número de plantas foram Santa Catarina e Goiás. Os seis estados que contaram com o maior número de plantas de biogás em operação em 2021 foram: Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso. 

Quem pode produzir biogás - Os substratos utilizados para produção de biogás no Brasil estão divididos em três categorias quanto a sua fonte:

Agropecuária - envolve atividades de criação animal (aves, bovinos, caprinos, suínos, entre outros);

Indústria (agroindústrias) - contempla abatedouros e frigoríficos, usinas de açúcar e etanol, fecularias e amidonarias, cervejarias, indústrias de óleo vegetal, gelatina, entre outras;

Saneamento - contempla os aterros sanitários (RSU), as usinas de tratamento de resíduos orgânicos e as estações de tratamento de esgoto.

Em 2021, o setor agropecuário foi responsável por 80% das plantas de biogás em operação no País, enquanto o setor industrial e o setor de saneamento contribuíram em 11% e 9%, respectivamente, no número de plantas. Quanto ao volume de biogás, o setor de saneamento foi responsável por 74% do volume total produzido, seguido pelos setores industrial (16%) e agropecuário (10%).

Os dados do BiogásMap estão disponíveis em cibiogas.org, na aba Ferramentas.

Logo ods-7