Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Calor avança sobre o outono no Vale: confira a previsão para nova estação elaborada pelo NIH da Univates

Postado as 22/03/2023 11:16:22

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O outono iniciou na última segunda, 20, no Hemisfério Sul. Para a região do Vale do Taquari, a previsão é a de as características típicas dessa estação acontecerem  mais tardiamente em relação a períodos anteriores. 

O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari - Univates divulgou o boletim da estação, destacando os principais prognósticos para o outono no Vale do Taquari. 

Características gerais típicas do outono

● Veranicos: sequência de dias com temperaturas mais elevadas, acima dos 30°C;

● Amplitude térmica elevada: grande diferença entre a temperatura mínima e a máxima registradas durante um dia;

● Maior ocorrência de nevoeiros;

● No equinócio, no dia 20 de março, noite e dia têm a mesma quantidade de horas. Conforme o inverno se aproxima, as noites vão se tornando mais longas.

Tendências para o outono na região do Vale do Taquari 

O outono de 2023 iniciou oficialmente no dia 20 de março, às 18h25min. Essa estação marca a transição entre o verão e o inverno e, por isso, apresenta características de ambas as estações. Em seu início ainda pode haver dias com temperaturas mais elevadas e chuvas causadas por convecção (combinação de calor e umidade), como ocorre no verão. 

Porém, à medida que a estação avança, as chuvas são causadas, principalmente, pela passagem de frentes frias. Além disso, os dias passam a apresentar temperaturas predominantemente mais amenas a baixas, assim como ocorre no inverno. Segundo as previsões dos centros internacionais de meteorologia, a estação começa com o Oceano Pacífico em fase de neutralidade, ou seja, sem a atuação do fenômeno El Niño ou La Niña. 

Mas no decorrer do outono espera-se o gradual aumento de temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial, passando para um período de atuação do fenômeno El Niño entre o final do outono e o começo do inverno. Por se tratar de uma estação de transição de um período mais quente para uma estação mais fria, as temperaturas tendem a diminuir gradativamente no decorrer do outono. 

Com isso, esperam-se temperaturas ligeiramente acima do padrão climático. Embora os eventos de frio possam ocorrer mais a partir da segunda quinzena de abril, as ondas de frio mais intenso, que podem causar geadas amplas no Vale, são esperadas para o final de maio. Ressalta-se que essas ondas de frio tendem a ter curta duração.Nesse período, os volumes de chuva apresentam os menores valores de precipitação em comparação às outras estações do ano. Para todo o período de outono, a tendência é de chuvas ligeiramente abaixo do padrão climático. Os eventos de chuva serão irregulares, com abril mais seco e os volumes de chuva aumentando em direção ao inverno (maio e junho). 

Como funciona a previsão do tempo do NIH? 

A previsão do tempo é organizada a partir da compilação das informações disponíveis em diferentes portais de clima e tempo, além do acompanhamento de variáveis meteorológicas registradas pela estação meteorológica da Univates, de Lajeado, e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Para isso, o setor consulta as mais variadas fontes, como: imagens do satélite meteorológico GOES 16 e modelos numéricos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), imagens de radar meteorológico divulgadas pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), mapas de previsão do tempo do National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) e do Windy.

O NIH 

O Núcleo atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação da região. O NIH também acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, INPE e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de 19 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico quanto privado. 

Lucas George Wendt

Logo ods