5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visitas técnicas no Paraná

Postado as 22/03/2023 14:04:15

Por AI Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Participantes do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril de 2023, em Foz do Iguaçu (PR), poderão conhecer como funcionam unidades de produção de biogás, a partir do aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biometano, e geração de energia elétrica e térmica. Na edição deste ano, serão quatro opções de visitas técnicas a plantas em Foz do Iguaçu, em Medianeira, em São Miguel de Iguaçu, em Toledo e em Ouro Verde do Oeste. Serão todas no último dia do evento, 20 de abril.

“Conhecer o biogás e biometano na prática, em campo, é um dos objetivos do Fórum por meio das visitas técnicas. Conhecendo de perto as plantas geradoras, os participantes podem ampliar a visão que têm sobre possibilidades que a fonte oferece para o mercado de energias renováveis”, destaca o coordenador do 5º Fórum, Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), uma das entidades realizadoras do evento.

O Fórum vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu (PR). Os três dias de programação incluem painéis, debates, encontros setoriais, Espaço de Negócios, eventos paralelos, as visitas técnicas e outras atividades. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é apoiadora do evento.

Os painéis ocorrem nos dias 18 e 19 de abril e a programação tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano.

Marcos Labanca

Opções de visitas técnicas

Roteiro 1 - Participantes da visita técnica em Foz do Iguaçu vão à Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, da Sanepar, e depois à Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional. Neste roteiro, os visitantes vão ver, na prática, de que forma o biogás é produzido no tratamento de esgoto e aproveitado para gerar eletricidade e também produzido a partir de resíduos orgânicos em codigestão para produção de biometano a veículos.

Roteiro 2 – Neste roteiro, serão apresentados uma unidade de tratamento de efluentes de abatedouro de suínos que produz biogás para a chamuscagem de carcaças (energia térmica), e uma planta que utiliza dejetos da suinocultura para produzir biogás e gerar energia elétrica. A primeira parada será na Planta de Biogás da Unidade Frigorífica Frimesa, em Medianeira. No mesmo roteiro da visita, os participantes vão conhecer a Granja São Pedro Colombari, em São Miguel do Iguaçu, que obtém biogás e gera energia elétrica a partir de dejetos de suínos.

Arquivo CIBiogás

Roteiro 3 - Será possível conhecer a produção de energia gerada a partir de plantas que usam efluentes da suinocultura e resíduos agroindustriais na Central de Bioenergia, em Toledo (PR), e na EnerDinBo, em Ouro Verde do Oeste.

Roteiro 4 - Em Toledo, a visita técnica será feita nas instalações da Usina de Biogás ME-LE-Bioköhler e à Central de Bioenergia, em plantas de codigestão que utilizam efluentes da suinocultura, bovinocultura, avicultura de postura, suínos não abatidos e resíduos agroindustriais para produzir biogás para gerar energia elétrica. A primeira visita do roteiro, pela manhã, é na Usina ME-LE-Bioköhler. A visita da tarde será na planta da Central de Bioenergia, a mesma planta que integra o Roteiro 3.

As inscrições para o Fórum e para as visitas técnicas podem ser feitas neste link

Mais informações de cada roteiro estão no site do Fórum

Logo ods-7