Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

UBS Universidade realizou mais de 53 mil procedimentos em 2022

Postado as 23/03/2023 14:57:12

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Inaugurada em janeiro de 2019, a Unidade Básica de Saúde Universidade é resultado de um convênio entre a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado. O espaço busca fortalecer e qualificar a rede de Atenção Básica em saúde do município, assim como contribuir para a formação de profissionais preparados para atuar nesse campo por meio dos cursos de graduação da Univates.

A UBS Universidade localiza-se no 1º andar do Prédio 16 da Univates e presta atendimento de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite (08h às 12h; 13h às 17h e das 18h às 22h). Atende pacientes de todos os bairros do município. O agendamento se dá por meio das Estratégias de Saúde da Família dos bairros de Lajeado. O atendimento noturno é um diferencial por facilitar o acesso da população aos atendimentos de baixa complexidade.

Em 2022 a UBS Universidade realizou 

12.882 consultas/atendimentos, sendo:

9.265 consultas com médico de família e comunidade;

104 consultas com médico clínico;

1.629 consultas com médico pediatra;

862 consultas com médico ginecologista;

33 consultas com médico psiquiatra;

989 atendimentos de enfermagem;

53.395 procedimentos ambulatoriais a 6.225 usuários.

Antônio Luiz Marini Marchi

Os atendimentos são realizados por estudantes de Medicina, acompanhados e supervisionados por professores com formação, vinculados à área de Ciências Médicas da Univates.

Entre os procedimentos, a UBS disponibiliza a realização de testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis, curativos, coleta de exame citopatológico (papanicolau), entre outros - todos com abordagem integralizada aos usuários. Quando necessário, os usuários são encaminhados a outros pontos de atenção à saúde, de acordo com os fluxos locais.

Logo ods-3