UBS Universidade realizou mais de 53 mil procedimentos em 2022

Postado as 23/03/2023 14:57:12

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Inaugurada em janeiro de 2019, a Unidade Básica de Saúde Universidade é resultado de um convênio entre a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado. O espaço busca fortalecer e qualificar a rede de Atenção Básica em saúde do município, assim como contribuir para a formação de profissionais preparados para atuar nesse campo por meio dos cursos de graduação da Univates.

A UBS Universidade localiza-se no 1º andar do Prédio 16 da Univates e presta atendimento de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite (08h às 12h; 13h às 17h e das 18h às 22h). Atende pacientes de todos os bairros do município. O agendamento se dá por meio das Estratégias de Saúde da Família dos bairros de Lajeado. O atendimento noturno é um diferencial por facilitar o acesso da população aos atendimentos de baixa complexidade.

Em 2022 a UBS Universidade realizou

12.882 consultas/atendimentos, sendo:

9.265 consultas com médico de família e comunidade;

104 consultas com médico clínico;

1.629 consultas com médico pediatra;

862 consultas com médico ginecologista;

33 consultas com médico psiquiatra;

989 atendimentos de enfermagem;

53.395 procedimentos ambulatoriais a 6.225 usuários.

Antônio Luiz Marini Marchi

Os atendimentos são realizados por estudantes de Medicina, acompanhados e supervisionados por professores com formação, vinculados à área de Ciências Médicas da Univates.

Entre os procedimentos, a UBS disponibiliza a realização de testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis, curativos, coleta de exame citopatológico (papanicolau), entre outros - todos com abordagem integralizada aos usuários. Quando necessário, os usuários são encaminhados a outros pontos de atenção à saúde, de acordo com os fluxos locais.

Logo ods-3