Estudantes de Medicina realizam atividades práticas no Instituto de Oftalmologia Encantado

Postado as 24/03/2023 10:41:11

Por Natalia Nissen

Um dos diferenciais do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates é a possibilidade de inserção dos estudantes em espaços de saúde voltados ao atendimento à comunidade, por meio de parcerias com instituições que são referência em suas áreas de atuação. O Instituto de Oftalmologia Encantado, localizado junto ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), da Rede São Camilo, é um dos estabelecimentos onde os estudantes do 7º semestre do curso realizam atividades práticas.

Desde o dia 2 de março, estudantes do módulo de Oftalmologia têm a oportunidade de acompanhar os atendimentos realizados no centro regional, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 37 municípios abrangidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Divulgação

Bruno Palaver Dall’Ago, diretor do Instituto de Oftalmologia Encantado; Márcio Sottana, diretor do Hospital Santa Terezinha; Claudete Rempel, coordenadora administrativa do curso de Medicina; Abighail Brune, Aline David, Amanda Martini Spezia, Amanda Rodrigues da Silva Lira e Ana Betina Carvalho da Silva, estudantes de Medicina; Karine Christmann, assessora administrativa; e Jonatã Baroni, articulador do curso de Medicina.

O presidente do Diretório Acadêmico, Enzo Vinícius Souza Santana, afirma que o curso de Medicina da Univates oportuniza ao estudante ter contato prático com pacientes em espaços de saúde desde o início da graduação. “Esses  convênios são extremamente importantes para atender à crescente demanda do curso por cenários de prática, que permitam que os alunos tenham contato e possam vivenciar a realidade do nosso sistema de saúde. Tenho certeza de que essa nova parceria com o Instituto de Oftalmologia Encantado vem para somar com as já existentes no curso, possibilitando o contato mais próximo dos alunos com um serviço altamente especializado. Acredito que será uma parceria importante para todos os envolvidos: para os pacientes, que poderão contar com atendimento qualificado e supervisionado, com foco no atendimento centrado nas suas demandas e realidades; e para os alunos, que terão contato prático direto com casos de maior complexidade, com os quais normalmente não teriam a oportunidade de contato se não houvesse convênios como este”, pontua o estudante.

Ir ao Instituto de Oftalmologia Encantado e participar do atendimento aos pacientes me permitiram conhecer o bom funcionamento desse setor. Nesses atendimentos, o paciente é o foco, mas nós, como alunos, ganhamos muito ao aprender na prática como funciona a assistência médica especializada e humanizada.
Ana Betina Carvalho da Silva, estudante de Medicina.

Logo ods-3