Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Uniapren comemora seus 10 anos com ações especiais

Postado as 28/03/2023 12:56:21

Por Lucas George Wendt

No próximo dia 1º de abril, o Laboratório Aprendizagem (Uniapren) da Universidade do Vale do Taquari - Univates completa 10 anos de atuação. Para marcar essa data, o Laboratório realiza, de 27 a 30 de março, algumas ações no campus da Univates. Entre as atividades a serem realizadas está a oficina “Estilos de Aprendizagem: você sabe identificar o seu?”, que acontece em dois momentos: na segunda-feira, dia 27, e na quarta-feira, dia 29, das 14h às 15h.

Nicole Morás

Qual o objetivo da oficina?

Os estilos de aprendizagem são maneiras utilizadas pela pessoa para conseguir aprender o que lhe é proposto. Os estilos são únicos e pessoais, pois cada pessoa apresenta facilidade de aprender com um determinado estilo e dificuldade com outros. Você já parou para pensar como você aprende no ambiente de trabalho ou acadêmico? E como você pode se beneficiar disso no cotidiano? A oficina será ministrada pela psicopedagoga Aline Pin Valdameri e realizada no Uniapren, na sala 101 do Prédio 3. Inscreva-se clicando aqui. Essa atividade também será realizada com alunos da graduação, na noite de quinta-feira, dia 30.  Além da atividade, nos dias 28 e 30 serão distribuídos brindes para o público acadêmico, nos Prédios 9, 12 e 16. 

Saiba mais sobre o Uniapren 

O Uniapren tem como principais objetivos auxiliar os estudantes da Univates a minimizar suas dificuldades e/ou dúvidas de aprendizagem; criar, obter, explorar e armazenar recursos a serem disponibilizados aos estudantes para que realizem, de forma autônoma, seus estudos; adaptar materiais para estudantes com deficiência e/ou instruí-los a respeito de alguma dúvida, garantindo acessibilidade metodológica aos discentes. 

Na imagem, inauguração do Uniapren em 2013

Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Monitorias

O Uniapren oferece monitorias, organizadas pelo Núcleo de Apoio à Pedagógico (NAP), as quais têm por finalidade apoiar os estudantes da Instituição que encontram dificuldades no decorrer de algum componente curricular a aprofundar conhecimentos nas áreas de Computação e Informática, Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Apenas em 2020, nesta modalidade, foram oferecidas 741 horas de monitorias, para 105 diferentes estudantes. 

Estudo orientado 

O Laboratório de Aprendizagem também trabalha com a modalidade de estudo orientado, em que os monitores ficam disponíveis para auxiliar estudantes que se organizam para estudar na sala do Uniapren. O estudo orientado tem como objetivos apoiar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem em alguma área do conhecimento, ampliando estratégias para garantir o acesso de todos ao currículo; promover o desenvolvimento de habilidades de estudo e de autonomia, incentivando a corresponsabilidade dos estudantes com o estudo; e oportunizar aos acadêmicos a ampliação de seus conhecimentos ao desenvolverem hábitos de estudo em grupo. Em 2020 houve oito encontros com estudos orientados. 

O site do Uniapren disponibiliza ambientes virtuais de apoio ao estudante. Dentre eles, estiveram disponíveis em 2020 os seguintes ambientes: Enade, Proficiências (Simulado) e Ambiente de autoestudo. Ainda em 2020 foi realizada a manutenção do ambiente virtual de apoio ao estudo intitulado “ENADE - Simulado”, no qual estão disponibilizadas as provas do Enade realizadas entre os anos de 2008 e 2019. 

Oficinas

Além das monitorias e ambientes virtuais, o Uniapren desenvolve oficinas com o objetivo de oportunizar aos estudantes dos cursos presenciais e a distância da Instituição a revisão de conteúdos trabalhados em componentes curriculares de seus cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. As oficinas oferecidas pelo Uniapren são pensadas a partir de dúvidas gerais percebidas nas monitorias, comentadas por estudantes da Univates ou sugeridas por professores da Instituição. Essas atividades, portanto, levam em consideração os assuntos e temas que foram diagnosticados como sendo os que mais geram dúvidas e dificuldades. No total, em 2020 foram oferecidas 32 oficinas, em sua maioria on-line, das quais participaram 465 estudantes.

Apoio a estudantes com deficiência

Levando em consideração a proposta da Univates de atender estudantes que apresentam dificuldades em desenvolver atividades relacionadas ao seu curso em razão de alguma deficiência, o Uniapren oferece o serviço de adaptação de materiais. Esse serviço busca analisar as informações relacionadas à deficiência do estudante e os recursos disponibilizados pelos professores para, posteriormente, desenvolver um material alternativo que seja mais acessível, levando em consideração as especificidades de cada estudante. Esses materiais são desenvolvidos por técnico-administrativos e estagiários do Uniapren, com apoio dos professores e do serviço psicopedagógico disponibilizado pela Instituição. 

Entre as adaptações realizadas estão a conversão de arquivos em formato PDF e imagem para o formato texto, ampliações da fonte de documentos e de imagens, resumos de textos com o emprego de linguagem mais acessível, desenvolvimento de objetos de aprendizagem, legenda em vídeos e vídeos explicativos abordando conteúdos. No ano de 2020, 12 estudantes foram beneficiados com a adaptação de 31 materiais. 

Repositório de Objetos de Aprendizagem Univates

Além das adaptações de materiais, o Uniapren apoia e desenvolve objetos de aprendizagem para uso geral, material que está disponível publicamente no link http://www.univates.br/roau.  

O Repositório de Objetos de Aprendizagem Univates (Roau) conta com acervo de mais de 80 objetos de aprendizagem publicados. Além disso, também estão disponíveis cerca de 50 vídeos explicativos voltados às áreas de Computação e Informática, ferramentas Google e tecnológicas, como forma de sanar dúvidas básicas ou específicas relacionadas a componentes curriculares dos cursos de graduação a distância e presenciais. 

Nathália Braga

Logo ods-4